APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cláudia Reitberger

Cláudia Reitberger

Comandou a criação e manutenção da mais longeva revista nacional de rock, que depois virou portal, mas mantém o espírito independente do ritmo que escolheu como tema

Cláudia Cristina Reitberger nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 19 de julho de 1965. É formada em Jornalismo Impresso pela Faculdade da Cidade (RJ), em 1988.

Indignados por não encontrar nas bancas nada que os satisfizessem em termos de revista nacional de rock, Cláudio e seu então marido Robson decidiram criar um título e levá-lo adiante. Abriram uma editora, fizeram uma boneca, correram atrás de anúncios, acharam uma distribuidora e lançaram a Rock Press, em janeiro de 1996, do Rio de Janeiro para o mundo.

Bastante criticada o tempo todo, pelos motivos mais diversos, a RP sempre fez permuta de valores com os colaboradores e demorou a perder características de fanzine – por exemplo: era tabloide antes de ser revista e somente passou a ser totalmente colorida em 2004. Manteve-se, contudo, sempre independente, discutindo sons, cinema, quadrinhos, contracultura, comportamento e o que mais surgisse pela frente.

A partir de dezembro de 2005, a RP abandonou o formato impresso e passou a disponibilizar matérias apenas através do portal Rock+Press, logo apontado como um dos mais importantes da América Latina no setor. O portal destaca-se pelo número de correspondentes e colaboradores e por abrir espaço para uma infinidade de bandas independentes.

Cláudia manteve-se o tempo todo no comando do processo, primeiro como editora responsável pela revista e, depois, como diretora do portal. Mas não corre o risco de ser canonizada por isso.


Atualizado em novembro de 2011.
Fonte:
Informações fornecidas pela jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)