APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cláudio Amaral

Cláudio Amaral

Com passagens por diversos jornais de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e do interior paulista, além de agências de notícias. Mantém dois blogs

Cláudio Lázaro Alves do Amaral nasceu em Adamantina (SP), em 3 de dezembro de 1949. Formado pelo Instituto Internacional da Ciências Sociais (SP) em 2003.
 
Iniciou a carreira no dia 1º de maio de 1968, no Jornal do Comércio, de Marília (SP), como correspondente na cidade natal. A primeira reportagem foi sobre uma festa da colônia japonesa. Em 1970, mudou-se para Campinas (SP), onde trabalhou na sucursal de O Estado de S.Paulo. No ano seguinte, em paralelo à função no Estadão, foi redator esportivo do Diário do Povo, de Campinas.
 
Em 1973, em São Paulo (SP), atuou na na sucursal paulista do Diário de Notícias (RJ), e até hoje não teve baixa na Carteira Profissional, pois a S.A. Diário de Notícias foi à falência. Trabalhou também como chefe da Assessoria de Divulgação da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, gerente geral da A. A. Comunicações, fundando em seguida a Comunic Comunicadores Associados, em 1978.
 
Em 1991, colaborou com a sucursal paulistana do Correio Braziliense, passando para gerente de Imprensa da Associação Comercial de São Paulo. Foi gerente comercial da Agência Folha entre 1994 e 1996, ajudando a criar o UOL. Entre 1996 e 1997, foi gerente comercial da Agência JB, do grupo Jornal do Brasil. Entre 1998 e 2003, comandou 120 profissionais na gerência da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
 
Em agosto de 2004, assumiu como diretor de redação de O Estado do Mato Grosso do Sul, o segundo maior diário de Campo Grande (MS), até 2005. Após um tempo como freelance da TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, voltou a São Paulo, onde foi consultor na redação do jornal Comércio da Franca (SP), até julho de 2006. Passou pela editoria-executiva em A Tribuna, de Santos (SP), de 2008 a 2009.
 
Possui dois blogs: Meus Escritos de Memória, onde conta histórias da longa carreira, e o Blog do Cláudio Amaral, com crônicas. Escreveu o livro A História da Comunicação Empresarial no Brasil (1999) e livro/CD Meus Escritos de Memória (2008).
 
 
Atualizado em abril/2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Informações passadas pelo Jornalista
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)