APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Claudio Castanha

Claudio Castanha

Jornalista especializado em economia e política. Passou pelo Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco. Fundou o jornal Viva Gravatá, que em 2013 atingiu a edição 151ª. Criou o 'blogdocastanha'. Desenvolveu sua trajetória na imprensa em Recife/PE.

Claudio Castanha é pernambucano, natural da capital do Estado, Recife, bacharel em Comunicação Social com habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, turma de 1978, Recife.

Iniciou na profissão em 1979 na assessoria de imprensa do Sistema Cooperativismo da OCB, a Organização das Cooperativas do Estado de Pernambuco (Ocepe). Até 1981 editou o Jornal Coopernambuco.

Atuou da assessoria de imprensa da Empresa de Urbanização do Recife, entre 1983 e 2005, no período de 88/89 ficou à disposição da assessoria de imprensa do Projeto Rondon, em Recife.

Iniciei em redação de Jornal em 1986 no Diário de Pernambuco como repórter da editoria de economia.

Entre 1988 e 2005 atuou na redação do Jornal do Commercio do Recife como repórter da editoria de economia. Depois foi promovido a repórter especial acumulando a editoria de agropecuária do Caderno Campo.

Em 1993, com a série de reportagens S.O.S. Pernambuco, com uma equipe de mais três colegas do Jornal do Commercio, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo.

No ano de 2003 atuou numa série de reportagens, jornalismo investigativo, denominada Caixa Dois, referente ao escândalo da empresa Queiroz Galvão, envolvendo políticos pernambucanos.

No tempo em que trabalhou no Jornal do Commercio foi responsável pelas coberturas das reuniões da Sudene, repletas em seu Conselho de governadores do Nordeste e de importantes decisões para a região, setor dos portos e sua movimentação de investimentos e de economia, da expansão da agricultura irrigada e tecnologia do Vale do São Francisco, além de cobrir o segmento do mercado imobiliário e construção civil.

As reportagens investigativas trouxeram grandes furos para o Jornal. Entre elas a Secas no Nordeste, que teve, conforme ele mesmo contou ao Portal dos Jornalistas, “a oportunidade de conhecer todas as regiões do meu Estado – Mata, Agreste e Sertão – sempre mostrando os problemas pelo foco da editoria de economia”. Claudio atuou também como repórter em várias coberturas das visitas presidenciais ao Nordeste.

No Diário de Pernambuco trabalhou durante dez anos como subeditor de mundo, entre 2001-2011. Em 2005 no mesmo jornal trabalhou no projeto especial de um caderno semanal de agropecuária como editor, denominado Viva o Campo. A publicação passou a se chamar Interior e circulou até 2009.

No ano 2000 fundou o jornal Viva Gravatá, de periodicidade mensal na cidade como o mesmo nome, município brasileiro do Estado de Pernambuco. Em 2013 o jornal atingiu a marca 151ª Edição.

Em agosto de 2008 fundou o blogdocastanha, que permanece no ar e superou em 2013 o número de 9,0 milhões de acessos. No blog, Castanha foca assuntos da política regional, economia, cotidiano, entre outros do dia a dia do Estado.

Claudio Castanha é filiado ao Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco desde o início da década de 1980. É atuante também no radio jornalismo como convidado da Rádio Gravatá FM de Pernambuco.

Claudio é o orgulhoso pai de duas filhas - Rafaela e Camilla.

 

 

Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

www.blogdocastanha.com

Informações conferidas pelo jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)