APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cláudio Thomas

Cláudio Thomas

Editor-chefe do Diário Gaúcho, já exerceu a mesma função no Diário Catarinense e no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul/RS.

Cláudio Thomas nasceu em 15 de fevereiro de 1958, em Santa Cruz do Sul/RS. É mais um dos jornalistas que escolheu esta profissão depois de tentar ser jogador de futebol. Ingressou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1977, onde se formou.

Iniciou a carreira como redator na extinta rádio Continental (RS), em Porto Alegre/RS. Ainda nos anos 1980, trabalhou na rádio Difusora, na equipe de Sérgio Zambiasi, que na época era apresentador e gerente de jornalismo da emissora.

Em 1982, migrou da rádio Difusora para a Gaúcha, onde foi editor. Neste período, acumulou a função com o cargo de repórter e chefe de reportagem do Jornal do Comércio (RS).

Em 1986, logo após a reestruturação do jornal Correio do Povo, que havia deixado de ser publicado por dois anos, Thomas ingressou na publicação, onde foi pauteiro por sete anos, de 1986 a 1993.

Em 1993, foi convidado pelo Grupo RBS para assumir a editoria-chefe do Pioneiro, onde ficou por quatro anos e fez o jornal se transformar em líder de vendas em Caxias do Sul/RS. Em 1997, assumiu o Diário Catarinense, onde aumentou a tiragem do jornal em mais de 40%. No DC, trabalhou por onze anos.

Desde 2008 está no Diário Gaúcho, onde também é editor-chefe. 

Coordenou a Cátedra RBS de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), junto com o professor Hélio Schuch. Também ministrou aulas no curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na PUC-RS. 




Atualizado em novembro/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fonte: http://www.coletiva.net/site/perfil_detalhe.php?idPerfil=373

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)