Clayton Melo

    Clayton Melo é graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP). 
     
    Tem experiências em diferentes mídias, como tevê, jornal, revista e redes sociais. Começou sua trajetória profissional na TV Gazeta (SP), em 1997. Depois, além de colaborar para diferentes revistas, foi repórter do jornal Meio & Mensagem (SP) e sócio de uma editora de publicações segmentadas, a Toda Palavra Conteúdo Editorial, onde desenvolveu projetos editoriais para clientes como Editora Globo (SP), Meio & Mensagem, GM e Votorantim, entre outros.
     
    Foi também editor de Comunicação da Gazeta Mercantil (SP), editor-executivo do site IDG Now! (SP) e editor de Opinião e Mídias Sociais da rede Now!Digital – IDG Now!, PC World (SP), Macworld (SP), CIO (SP) e Computerworld (SP) –, controladora do IDG. Manteve, também, um blog no IDG Now!, escrevendo sobre internet e cultura digital para um público jovem e ligado em Tecnologia, e um blog pessoal, entre 2006 e 2011, onde publicou crônicas e artigos sobre Cultura, especialmente Música e Cinema.
     
    Em agosto de 2013, deixou o cargo de editor de Tecnologia da IstoÉ Dinheiro (SP) e de editor-executivo do site da publicação, canal em que também possuía uma coluna digital e um blog desde dezembro de 2012, com informações sobre as tendências do mercado digital e os reflexos das transformações provocadas pela Tecnologia em diferentes setores, como Economia, Negócios, Cultura e Comportamento. Na revista, fez reportagens e dirigiu a cobertura de temas como Economia Digital, Tendências em TI, Internet, Redes Sociais e Mobilidade. Como editor online, foi um dos responsáveis diretos pelo projeto de relançamento do portal da Dinheiro.
     
    Tornou-se sócio, ainda no segundo semestre de 2013, do Grupo IB, uma holding de comunicação.
     
    No final de 2014 saiu da sociedade e passou a estruturar a própria empresa de comunicação, projetos e soluções digitais, a movePro, que lançou em junho de 2015, em sociedade com o publicitário e designer Ricardo Tarza, sócio-diretor da agência DreamOne. A empresa ingressou no mercado com produção de Conteúdo, Serviços e Projetos Digitais. O primeiro projeto foi implementar o site Revista Move (SP), sobre Inovação, Empreendedorismo, Cultura e Criatividade.
     
    Em setembro de 2015, a movePro lançou o Move TV, programa de webtevê sobre inovação e startups transmitido todas as quartas-feiras, das 20 às 21 horas, na All TV, de Alberto Luchetti. O programa discute temas de interesse das startups, com dicas, tutoriais, cases e entrevistas com especialistas, investidores e empreendedores. Além de convidados no estúdio, conta também com participação ao vivo via Skype e interação com usuários por meio do Facebook da Revista Move, entre outros recursos.
     
    Na mesma ocasião, promoveu o Fast Dating Tecnisa movePro, evento que teve como objetivo conhecer ideias, produtos e serviços de empreendedores que pudessem ser aproveitados em qualquer uma das áreas da companhia imobiliária, como marketing, ambientes digitais, tecnologia, engenharia, administração, recursos humanos e novos negócios.
     
    Lidera e faz a consultoria da StartAgro, primeira plataforma AgTech do Brasil, a ser realizada em 22 de outubro, em São Paulo. “Todo o conteúdo, seja nos canais digitais, seja nos eventos, tem o objetivo de inspirar os empreendedores e mostrar quais são as startups mais inovadoras de AgTech no Brasil e no mundo, sempre com dinamismo e o bom uso das ferramentas multimídia”, afirma ele.
     
    Continua comandando o blog Cultura Digital no portal da Istoé Dinheiro.
     
    É um dos autores do livro Rumo ao Brasil Desenvolvido – Em duas, três décadas (Campus Elsevier, 2012), organizado pelo ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, para o qual escreveu o capítulo Os tablets vão mudar sua vida.
     
    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas