APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Conchita Rocha

Conchita Rocha

Editora do Núcleo de Programas Especiais da EBC, dirige e edita textos e imagens de documentários para o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil. Ganhou, entre 2011 e 2012, por equipe, quatro prêmios de Jornalismo

Conchita Rocha Bianca é formada no Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub/DF), em 1986. É especializada em produção de conteúdos e edição de textos. Sua tragetória profissional é formada durante passagens por empresas jornalistícas de televisão e jornalismo impresso e virtual. Atuou também como assessora de imprensa de empresas públicas e privadas.
 
Atua como editora do Núcleo de Programas Especiais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília (DF). Desde julho de 2008, participa da realização do programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil, que vai ao ar todas as quinta-feiras às 22 horas. Antes, foi assessora de Comunicação Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Mpdft).
 
As temáticas de Diretos Humanos e Políticas Sociais vêm ocupando grande espaço nos trabalhos e reportagem dos quais participou. Comandou a equipe que ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2012, na categoria TV/Documentário, com o vídeo Crimes da Ditadura, que teve reportagens de Floriano Filho e Mônica Yanakiew. “Retomar a história dessas pessoas é retomar a história do País. O tema em si é muito delicado e todo o nosso trabalho em equipe contou muito para o resultado final. Sem uma das partes, não teria sido possível”, ressaltou após a cerimônia de premiação. Afirmou, também, que chorou várias vezes na ilha de edição enquanto o programa era finalizado.
 
Participou, também, da equipe que venceu o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2012, na categoria Televisão, promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, com o documentário O Nosso Lixo, que teve reportagens de Carina Dourado. O mesmo trabalho ficou em segundo lugar no Prêmio Sindiverde de Jornalismo 2012, na categoria Mídia Eletrônica, promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem e Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará.
 
Recebeu, ainda, o Prêmio Microcamp de Jornalismo 2012, na categoria TV, por um tema parecido: O Lixo Eletrônico no Brasil, que teve reportagens de Lucas Rodrigues e percorreu cinco capitais de Estados brasileiros – Manaus, São Paulo, Brasilia, Salvador e Curitiba. A mesma produção foi finalista do Prêmio Jornalistas/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2012, junto com a reportagem, Agrotóxicos no Brasil, também com reportagens de Lucas Rodrigues, que venceu o Prêmio Massey Fergusson de Jornalismo 2011, na categoria 50 Anos/Jornalistas.
 
No campo da editoração, Conchita Rocha coordenou o projeto de criação da publicação MPDFT em Revista, do Ministério Público do DF e Territórios e participou da realização do livro A Revolução do Local (AED, 2002), para a Agência de Educação para o Desenvolvimento, um programa público criado para aumentar a capacidade gerencial e empreendedora de micro e pequenas empresas, governos locais e organizações do terceiro setor. Produziu, também, o texto da primeira edição do livro Plano Nacional de Cultura: Diretrizes Gerais (Câmara dos Deputados, 2007), ao lado de outros jornalistas.
 
Como membro do grupo Rodas da Lua, participou a criação de O Livro das Deusas (Publifolha, 2005), coordenado por Marilda Donatelli, que trata da origem e do mito de 40 deusas e de suas representações na história da humanidade.
 
Como colaboradora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB), atua no programa Ideias na Mesa, uma rede virtual de experiências em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que visa ao estabelecimento de referenciais técnicos, conceituais e metodológicos e ao fortalecimento e valorização desse campo de conhecimento, realizado em conjunto com a Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Cgean/MDS).
 
 
Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Arquivo Jornalistas&Cia
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)