APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cristiana Andrade

Cristiana Andrade

Subeditora do Núcleo de Suplementos e Revistas do Jornal Estado de Minas. Foi agraciada com o Prêmio Confea de Jornalismo de 2004 e fez vários trabalhos para a Editora Abril.

Cristiana Cyrino Borges de Andrade nasceu na cidade de Toulouse, no sul da França, em 16 de maio de 1974. Apesar de ter nascido na cidade francesa, é Brasileira e mora em Belo Horizonte (MG). Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH/ MG) e fez pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing na Universidade Federal de Minas Gerais.

Iniciou a carreira ainda estudante como monitora no laboratório de jornalismo da própria faculdade. Posteriormente, fez estágios na área de comunicação da empresa Samarco Mineração e na Associação Mineira de Decoradores (Amide), onde escrevia artigos para a revista e para o boletim informativo da instituição.

Quando formou, em 1996, fez uma substituição de um mês no Jornal Estado de Minas e, na sequência, foi contratada. Foram quatro anos como repórter do caderno de Gerais.

Entre os anos de 1997 e 1998, produziu os suplementos Câmpus, Gabarito, Gurilândia e a página de Ciência e Tecnologia.

Em 2000, se desligou do jornal e mudou para a capital paulista, onde teve a oportunidade de trabalhar como assessora de imprensa e produzir matérias para a mídia especializada de vários veículos. Nessa época, pôde realizar um sonho pessoal de trabalhar para publicações da Editora Abril, fazendo matérias sobre o universo feminino, educação, comportamento, etc.

Três anos depois, já com saudades do cotidiano do jornal diário, Cristiana retornou para o Jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte.

Nos anos seguintes, se especializou na cobertura da área ambiental, tema que sempre teve afinidade. Também produziu matérias sobre políticas públicas, trânsito, educação e urbanismo para o caderno Gerais.

Em 2004, foi agraciada com o Prêmio Confea de Jornalismo (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), com a matéria sobre os desvios do Rio São Francisco, produzida juntamente com dois outros repórteres.

Em meados de 2007, foi promovida à subeditora de Gerais. Nesse período, foi convidada a ficar à frente da página de Ciência e Saúde, que passou a ser diária no caderno (antes era publicada semanalmente no caderno de suplementos Bem Viver).

Atualmente, além de manter a coordenação da página de Ciência e Saúde, é subeditora do Núcleo de Suplementos e Revistas, onde, eventualmente, faz o fechamento de alguns cadernos como Gurilândia, Bem Viver, Lugar Certo, Negócios e Admite-se. 

Atualizado em 02 de fevereiro de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)