APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cristiane Segatto

Cristiane Segatto

Eleita entre as ‘+Admiradas Jornalistas Brasileiras’ é repórter especial de Ciência e Saúde da revista Época. Traz na bagagem 20 anos de atuação na área e 17 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo, entre eles dois Esso de informação científica.

Cristiane Segatto nasceu em São Paulo-SP e faz aniversário no dia 21 de abril. É formada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM / São Paulo-SP) em 1991.

Quando estava no último ano da faculdade, fez os cursos de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado e o Curso Abril de Jornalismo em Revistas. Ao final do curso, optou pela Editora Abril e trabalhou durante três anos para a revista Quatro Rodas. Depois, trabalhou de 1995 a 1998 como repórter no jornal O Estado de São Paulo, e neste período que começou a se interessar pelo tema da saúde.

Participou também do Programa de Jornalismo Científico para Jornalistas da América Latina, promovida pelo American Association for the Advancement of Science, em 1998, e do Programa Jovens Jornalistas promovido pela Embaixada da Alemanha, em 1999.

Em 1998, foi convidada a editora assistente de Ciência e Saúde da revista Época, fazendo-a ingressar definitivamente no universo da saúde.

Cristiane Segatto escreve sobre saúde e ciência há 20 anos. Ganhou 17 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo, entre eles dois Esso de informação científica. Em 2012, com a reportagem O paciente de R$ 800 mil e, em 2014, com a reportagem O lado oculto das contas de hospital.

Essa investigação sobre as razões do aumento dos custos de saúde no país consumiu sete meses de trabalho e foi reconhecida por outros prêmios: Allianz, Embratel e Grande Prêmio Globo de Reportagem. Com o mesmo trabalho, Cristiane foi finalista do Prêmio Gabriel García Marquez (categoria Texto), em 2015.

Em 2011, a repórter especial foi eleita a Jornalista do Ano da Editora Globo, com a reportagem A saúde de Dilma.

Cristiane Segatto é repórter especial da revista Época. Trabalha na revista Época desde o lançamento, em 1998. Foi editora-assistente, subeditora e editora de Saúde. Na Época online, mantém a coluna 2 minutos: Saúde para ouvir e entender. Nesse espaço, ela publica notícias de saúde com análises em áudio. Também é comentarista do Boletim Saúde e bem-estar da Rádio CBN.

Desde 2015, Cristiane é aluna do Centro de Estudos de Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.  

No Dia Internacional da Mulher em 8 de março de 2016, o Jornalistas&Cia, valendo-se de sua parceria com a Maxpress, trouxe em edição especial As +Admiradas Jornalistas Brasileiras.

Cristiane está entre as 50 profissionais preferidas e homenageadas, muitas das quais na reportagem especial opinam sobre os principais desafios da atividade. As +Admiradas Jornalistas Brasileiras representam todas as mulheres jornalistas e Cristiane é a única eleita especializada em Saúde.

 

 

Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas & Cia – Edição 17/10/2012

Prêmio Ary Frauzino de Jornalismo - INCA - Personagem
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/c351030043b743f8a877ad3a98a55b50/RC11_38_40personagem.pdf?MOD=AJPERES

Troféu Mulher Imprensa
http://portalimprensa.uol.com.br/trofeumulherimprensa/7edicao/022_cristiane_segatto.asp

Perfil de Cristiane Segatto no Facebook
https://www.facebook.com/people/Cristiane-Segatto/100000458980282

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)