APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cristiano Martins

Cristiano Martins

Jornalista e radialista, é produtor de transmissões Canal Rural, em paralelo atua como editor colaborativo para o aplicativo de mobilidade urbana ‘Moovit’. Comanda a ‘MovCom’, consultoria de comunicação voltada para empresas do segmento de transporte público. Antes trabalhou na rádio FM Cultura de Porto Alegre como chefe do departamento de telecomunicações e na Rádio Comunitária Aracoupama, de Viamão (RS). Passou por TVCOM e nos sites do Canal Rural.

Cristiano Farias Martins nasceu em Porto Alegre (RS) no dia dois de outubro de 1983. É bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (RS) concluído em 2010, com o apoio de uma bolsa integral do ProUni para o curso de Jornalismo. Durante a formação universitária, realizou especialização em Marketing Político, e enfatizou sua formação nas áreas de rádio e televisão.

Foi aluno do curso de Operador de Áudio, realizado na FEPLAM, Fundação de Comunicações da Faculdade de Comunicações - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Após o curso, passou a atuar como operador freelancer na monitoria dos alunos dos cursos de locução, na própria FEPLAM. O contato permanente com jornalistas e radialistas no curso despertou o interesse pela locução e pelo conteúdo.

Em 2004, realizou o curso de locução na FEPLAM e no ano seguinte ingressou na Rádio Comunitária Aracoupama, de Viamão, - município estado do Rio Grande do Sul. Na emissora desempenhou as atividades de Locutor, operador e coordenador de programação, período em que convidou diversos locutores para o projeto, como Rogério Barbosa, atualmente na Rádio Estação Web.

Sobre o primeiro trabalho diz: “Lá, aprendi a importância que tem o jornalismo voltado para a prestação de serviço, focado naquilo que realmente interessa para uma comunidade”. Ficou na emissora de março a junho de 2005.

Em novembro de 2006 passou a trabalhar na TVCOM em Porto Alegre. Ficou na emissora por quatro anos, especializou-se em operação de áudio. Permaneceu na emissora até o início de 2011. Na TVCOM, participou de coberturas especiais como a queda do Vôo JJ3054 da TAM em 2007, a final da Copa Libertadores da América de 2008, Eleições 2010, cinco edições do Planeta Atlântida, entre outros, além do convívio diário com jornalistas experientes.

Após concluir a faculdade de jornalismo, ingressou no Canal Rural, empresa do segmento rural do Grupo RBS, em Porto Alegre, que mais tarde passou à holding J&F, controladora do Grupo JBS. Ali participou como Assistente Multimídia do portal RuralBR, o primeiro portal de notícias voltado ao agronegócio. Em 2012, foi promovido à redator e passou a integrar a equipe do C2Rural, especializado em transmissões de leilões e eventos via internet, participando em especial como coordenador das transmissões da cobertura da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Belo Horizonte (MG).

Em 2013, foi convidado a assumir a chefia da área técnica da Rádio FM Cultura, emissora pública vinculada ao Governo do Rio Grande do Sul. No final deste ano, recebeu o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2013 na categoria rádio, pela sonoplastia do trabalho O resgate da cidadania brasileira de Peter Ho Peng, que teve produção e reportagem de Dalva Bavaresco.

A partir de outubro de 2014 retorna e segue até o momento no Canal Rural como produtor de transmissões, atuando em leilões, fóruns e projetos especiais, como a Expointer e o Projeto Soja Brasil.

Em paralelo ao trabalho no Canal Rural, atua como editor colaborativo para o aplicativo de mobilidade urbana Moovit, contribuindo com as informações de três cidades: Porto Alegre, Florianópolis e Campo Grande.

Nesse segmento, em junho de 2015 lançou a MovCom, consultoria de comunicação voltada para empresas do segmento de transporte público.

 

 

Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista

https://radiobagual.wordpress.com/about/

www.radiocampeiro.net

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)