APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cristina Victor

Cristina Victor

Revisora do Jornal Coletivo. Trabalhou nos jornais Correio do Brasil, Última Hora, Correio Braziliense e na Televisão Bandeirantes. É poeta e escritora. Em 2006, lançou o livro 'Negra Pele, Sagrado Coração'.

Cristina Victor é carioca. Formou-se em 1981 na Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro (RJ). Foi para Brasília (DF) em 1990, onde vive desde então.
 
Iniciou a carreira profissional antes mesmo de concluir o curso de Jornalismo, na Revista da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDI). Após a formatura fez vários trabalhos freelancers relacionados à Moda, enfocando questões políticas e econômicas do segmento.
 
Em 1984 mudou-se para Brasília onde trabalhou como revisora nos jornais Correio do Brasil, Última Hora e Correio Braziliense. Foi freelancer no Jornal de Brasília e Bsb Brasil como revisora.
 
No início de 1990 entrou na TV Bandeirantes para trabalhar na produção do Jornal Local. Logo após, em 1993, foi para a Secretaria de Transportes do Governo do Distrito Federal, onde ficou por quatorze anos. Nessa época, também fez a revisão de sete livros para a Editora da Universidade de Brasília (UnB/DF).
 
Entre 2007 e 2009, em novo período como freelance, realizou trabalhos na Editora da UnB e, durante um ano, fez produções para televisão transmitidas via web. Foi para o Jornal Coletivo cobrir férias e acabou contratada como revisora.
 
Paralelamente, faz a organização e a revisão de um romance de ficção que tem como tema a guerrilha na América Latina.
 
Escreve desde os 17 anos. Além de poesias, possui contos e romances engavetados, que pretende publicar. O livro de poesias Negra Pele, Sagrado Coração (Da Autora, 2006), foi o primeiro lançamento da autora, reunindo textos escolhidos na produção desenvolvida desde a adolescência.
 
Faz parte do Conselho Fiscal do Instituto Comunidade Praia Verde, que trabalha na defesa do idoso, crianças e jovens em vulnerabilidade social e na defesa e valorização da cultura negra e dos cultos afro-brasileiros (Umbanda, Quimbanda e Candoblé).
 
Criou o blog Negritude Poética, espaço onde concentra a publicação de textos referentes à valorização da cultura afro- brasileira.
 
 
 
 
Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas
 
Fonte:
Informações conferidas pela própria jornalista.
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)