APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Dacio Malta

Dacio Malta

Ocupou cargos de chefia em todos os principais jornais do Rio de Janeiro/RJ e na Revista Veja. Desde 2004 atua como dono de um site sobre política.

Dacio Malta nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 11 de março de 1948. Iniciou a carreira no extinto Jornal do Brasil, em 1970. Ocupou os cargos de estagiário, repórter especial e subeditor de política. 

Em 1982, passou para a Veja, onde foi editor-assistente em Brasília/DF e no Rio de Janeiro/RJ. Três anos depois, voltou ao JB, desta vez como chefe de reportagem do caderno Cidade, que idealizou e lançou em 1986. 

Em 1987 o jornalista foi convidado para ser diretor-geral do jornal O Dia, também na capital fluminense, onde comandou a reforma editorial do periódico, que abandonou a linha sensacionalista para adotar um perfil mais voltado ao trabalhador da classe média-baixa. 

Mais um retorno ao JB em 1991, desta vez como editor-chefe. Quatro anos depois, Dacio Malta assumiu a direção da sucursal de Brasília/DF de O Globo, função que desempenhou até 2004. 

Foi um dos criadores do site Youpode, onde mantém uma coluna, e desde 2004 mantém o site Alguém me disse, sobre política.

Escreveu, em 1996, o musical Começaria Tudo Outra Vez, sobre a vida e obra do compositor Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha, e, em 2010, dirigiu e fez o roteiro do documentário Noel Rosa – Poeta da Vila e do Povo, uma reportagem musical em cinco episódios, exibido na TV Brasil.

Ganhou dois prêmios Esso de Jornalismo e por diversas vezes fez parte de sua Comissão de Premiação.

É professor do curso de Jornalismo da UniverCidade.


Atualizado em janeiro/2012 - Portal dos Jornalistas.
Informações passadas pelo Jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)