APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Dal Marcondes (Adalberto Marcondes)

Dal Marcondes (Adalberto Marcondes)

Do Jornalismo Econômico ao Jornalismo Sustentável, é criador do portal Envolverde. Ganhou dois Prêmios Ethos e é considerado jornalista amigo da infância pela Andi

Adalberto Marcondes, que assina Dal Marcondes, é graduado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) e pós-graduado em Ciência Ambiental pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam), ambos da Universidade de São Paulo (USP/SP).
 
Especializado em Jornalismo Econômico, passou pelas redações das revistas IstoÉ (SP), Exame (SP), Dirigente Industrial (SP), pelas agências France Presse (SP) e Dinheiro Vivo (SP), e pelos jornais DCI (SP) e O Estado de S.Paulo (SP). Teve mais destaque no jornal Gazeta Mercantil (GM), onde ficou de 1987 a 1991, e na agência Estado (SP), entre dezembro de 1992 e maio de 1995. Foi também assessor de Imprensa da Telecomunicações de São Paulo (Telesp) de 1991 a 1992.
 
É fundador e diretor presidente do Instituto Envolverde, organização que desde maio de 1995 se dedica à gestão do conhecimento corporativo em sustentabilidade e à produção de difusão de conteúdos jornalísticos com foco em Meio Ambiente, Economia, Sociedade, Saúde e Educação. Dirige também o portal da entidade, que tem como missão o jornalismo ligado a Sustentabilidade e é um dos mais antigos sites de notícias do Brasil, inovador à época do lançamento por abrir mão de direitos autorais desde que preservados o nome do autor e a fonte. Recebeu em 2007 e 2008 o Prêmio Ethos de Jornalismo por abraçar a causa e pelo conjunto do trabalho jornalístico realizado.
 
Realizou parceria com a agência Inter Press Service (IPS) e pode trazer para o Envolverde textos de jornalistas de mais de cem países e colunistas como Eduardo Galeano (1940–2015), Mário Soares, Al Gore, entre outros. Ao mesmo tempo, conseguiu parceria com o Projeto Terramérica, um periódico que circula desde 1995 em países da América Latina e Caribe, criado com o apoio dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), que conta com o apoio do Banco Mundial. Foi editor na cobertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 para a IPS, em 2012.
 
Desde 2009 mantém também parceria com a revista CartaCapital (SP), para quem a Envolverde produziu conteúdos sobre Sustentabilidade – como os encartes Carta Verde – e atuou como curadora de todos os eventos da série Diálogos Capitais. Tornou-se colunista e colaborador da revista. É coautor do livro ISE: Sustentabilidade no Mercado de Capitais (BM&FBovespa,2010), escrito com Celso Dobes Bacarji, em edição bilíngue.
 
Foi membro do Grupo de Trabalho de Comunicação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho de Ética do Fórum Amazônia Sustentável de 2007 a 2014. Realizou um estudo sobre os impactos do varejo sobre a Amazônia para a Walmart Brasil, entre maio de 2009 e dezembro de 2010.
 
É moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, do Anexo Brasileiro da Global Reporting Initiative, do Centro de Sustentabilidade do Sebrae e faz parte do colegiado diretivo do Movimento Jornalistas Pró-Conselho, que luta pela criação de um conselho profissional para a categoria.
 
Recebeu ainda o título de Jornalista Amigo da Infância 2007, pela Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), o Prêmio Ponto de Mídia Livre 2009, do Ministério da Cultura, a Menção Honrosa do Prêmio Von Martius da Câmara Alemã 2011 e o Prêmio de Jornalismo Socioambiental Chico Mendes 2014.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)