Dalviane Pires

    Dalviane Pires nasceu em Itapipoca (CE) e é formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
    Foi repórter do Núcleo de Negócios do jornal O Povo (CE), em Fortaleza. ?O Jornalismo de Economia encarado com o prazer de quem está apenas começando. Vontade de aprender um pouco mais a cada dia, ouvir pessoas veteranas no mercado, ler muito sobre o assunto. Escrever de forma leve temas que muitas vezes são vistos com receio por parte de alguns leitores e ter como meta tornar tal leitura interessante, gostosa. Nada de ?economês?. Escrevo também para quem não tem muita familiaridade com juros, percentuais, dívida externa ou balanços complicados.”
    “Encontrei na Economia o prazer de ser jornalista. Logo que saí da faculdade fui convidada a fazer parte do Núcleo de Negócios do jornal O Povo. O Núcleo cobria Turismo, Tecnologia, Veículos e Economia, assuntos que acabam se interligando, direta ou indiretamente. O convite surgiu após quase um ano de estágio no local. A editoria não possuia repórteres ?setoristas?, com cobertura específica sobre um determinado assunto, como é comum em outros jornais. Escrevia sobre assuntos diversos: Indústria, Comércio, Agronegócios, dentre outros. No entanto, por conta do meu perfil profissional, estava sempre acompanhando assuntos mais cotidianos, que exijam personagens e boas histórias.?
    Tornou-se editora do Núcleo Cultura & Entretenimento em 2008 e passou a assinar um blog no site do jornal. Em 18 de maio de 2009, começou a trabalhar paralelamente na rádio O Povo/CBN (CE), na bancada do Grande Jornal O Povo/CBN e na apresentação do programa Mercado & Negócios. Deixou o jornal e a emissora em janeiro de 2010.
    Fundou, com as jornalistas Camille Soares e Wânia Caldas, a Dedo de Moças Editora. Foi assessora de imprensa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de Fortaleza.
    Em março de 2012, começou a trabalhar no Diário do Nordeste, escrevendo para o Caderno 3.
    Venceu o Prêmio Esso de Jornalismo 2005, na categoria Regional Nordeste , pela série de reportagens Banco Central: O Assalto do Século, publicada por O Povo, fazendo parte da equipe integrada por Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos, Flávio Pinto, Cláudio Ribeiro, Vanessa Alcântara, Salomão de Castro, Raquel Chaves, Landry Pedrosa, Clóvis Holanda, Gisele Dutra, Dilson Alexandre, Eliomar de Lima e Ciro Câmara. Ganhou, também, entre outras premiações, o Prêmio BNB de Jornalismo 2006, na categoria Nacional, com Oswaldo Scaliotti e Claude Bornel.
    Fontes:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).