APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Daniel Buarque

Daniel Buarque

Editor Executivo no portal Terra Networks, passou pelo G1 e Folha de S.Paulo. Traz na bagagem três livros lançados e um no prelo.

Daniel Buarque nasceu no Recife/PE, formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/Recife) em 2003. Participou em 2003 de um curso de extensão em economia pela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP).

Foi bolsista, entre 2001 e 2002, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Católica de Pernambuco com o tema Torturados em Pernambuco durante o Regime Militar. O resultado da pesquisa foi publicado nos Anais da 4ª Jornada de iniciação científica PIBIC, da FASA, sob o título Contradições da lei 11.773/00- Torturados em Pernambuco durante o regime militar.

Começou a atuação profissional como estagiário da Rede Globo Nordeste, em 2003.

Em São Paulo, em 2004, passou pelo treinamento em Jornalismo nos dois principais jornais do Estado. Fez o curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do jornal O Estado de S.Paulo e pelo Programa de Treinamento do jornal Folha de S.Paulo.

Como repórter ficou na Folha de S.Paulo por dois anos e meio, de março de 2004 a agosto de 2006. Foi redator do caderno Mais! e teve ainda passagens rápidas pelos cadernos de Esportes e Mundo, do mesmo jornal.

Foi editor de conteúdo Web da Rede Globo de setembro de 2006 a agosto de 2012, em São Paulo. Trabalhou na editoria de pauta, que coordena a produção de reportagens e coberturas especiais do portal de notícias da Rede Globo, G1. Ficou lá por seis anos e foi editor da página principal do G1. Além de ter coordenado a produção da cobertura especial do aniversário de 10 anos dos atentados de 11 de Setembro, desenvolvido pautas especiais sobre a chegada da população mundial à marca de 7 bilhões de pessoas e participado da cobertura do São João no Nordeste e do Rock in Rio 4.

Passou ainda quatro anos na editoria de Mundo do G1 (entre 2006 e 2011), atuou em coberturas internacionais na Bolívia, na Venezuela, na Colômbia, na Jordânia e nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

É autor dos livros Por um fio – o mundo explicado pelo telefone, lançado pela editora Multifoco, em 2008; Comendo a Grande Maçã – uma viagem gastronômica por Nova York, lançado pela editora Memória Visual, em 2011, fruto de uma temporada de seis meses em que morou por em Nova York em 2010, durante um período de licença da Rede Globo, e quando realizou uma pesquisa em gastronomia na cidade.

No mesmo período realizou a pesquisa sobre a imagem internacional do Brasil, que o levaria a lançar o livro Brazil, um país do presente, um contraponto ao livro lançado sete décadas antes por Stefan Zweig, sobre o Brasil, como um país do futuro. Após conversar com mais de 100 especialistas em Brasil nos Estados Unidos, os chamados “brasilianistas”, Daniel mostra que, talvez, o país já tenha atingido o futuro previsto. O livro foi lançado, em março de 2013, pela Alameda Editorial. Ainda no prelo a ser lançado pela editora Memória Visual está o Itália abaixo de zero.

É editor executivo do portal Terra Networks desde Setembro de 2012, em São Paulo. Escreve também o blog Brazil no Radar, com análise da cobertura da imprensa internacional a respeito do Brasil.

 

Atualizado em abril/2013 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/daniel-buarque/11/635/192

http://danielbuarque.wordpress.com/about/

noticias.terra.com.br/mundo/brazil-n…

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)