APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Daniel Lima (1)

Daniel Lima (1)

Economista, jornalista e escritor, com mais de 40 anos de atuação na imprensa. Acumula passagens pelos jornais Diário do Grande ABC, O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Fundou a revista Livre Mercado, o Ieme, o blog Repórter Diário, criou dois prêmios regionais e publicou quatro livros de Sociologia. É o idealizador e atual diretor responsável da revista eletrônica CapitalSocial

Daniel Lima é economista de formação, mas aos 15 anos começou a carreira no Jornalismo, no interior de São Paulo.

Depois de mudar para a região do Grande ABC (SP), na década de 70, trabalhou em diversos veículos na área de Esporte e Economia. Passou pelos jornais Diário do Grande ABC (SP), de Santo André, e O Estado de S.Paulo (SP) e Jornal da Tarde (SP), ambos da capital.

Em 1990, fundou a revista Livre Mercado, sediada em Santo André (SP), administrada pela Editora Livre Mercado. No veículo, que circulou até 2009, atuou como diretor de Redação, entrevistador, articulista, cronista, crítico e comentarista geral. Levantou muitas polêmicas políticas pela crítica às administrações públicas de toda a ABCDMRR*.

Empreendeu o Instituto de Estudos Metropolitanos (Ieme), em 1993, um laboratório virtual para desenvolver dados sociais, econômicos, financeiros e criminais dos principais municípios de São Paulo. Na época, também criou o Prêmio Desempenho Empresarial, que coordena anualmente, com o objetivo destacar as melhores iniciativas nas áreas cultural, esportiva, empresarial e social da região. Também lançou o Prêmio Madre Tereza, dedicado às senhoras que desempenham trabalhos e ações sociais, do qual é o coordenador geral.

Escreveu sobre Economia, Negócios e Política da região do Grande ABC, entre 2004 e 2005, para a coluna Contexto no Diário do Grande ABC. Em seguida, retornou ao jornal como diretor de Redação, por um breve período. Na época, lançou o blog Repórter Diário, no qual veiculou por cerca de dois anos seus artigos e comentários de Economia, Negócios, Política, Sociedade, Variedades e Esportes voltados ao Grande ABC e região, já reconhecido como um especialista no assunto.

Atuou como consultor editorial do Diário do Grande ABC de 2008 a 2009, colaborado com as mudanças estratégicas do veículo realizadas no período. Em 2009, lançou a newsletter CapitalSocial, que trazia notas, artigos e análises jornalísticas sobre a região, que depois virou blog homônimo, até passar a ser veiculado como revista eletrônica.

É autor dos livros República Republiqueta (Editora Livre Mercado, 2003), sobre a formação do capital social e a afetiva participação de representantes dos setores locais de governo, Meias Verdades: Como Usar a Mídia para Vender Ilusão (Editora Livre Mercado, 2003), que analisa a manipulação de notícias, Na Cova dos Leões (Editora Livre Mercado, 2006), que trata de sua experiência em termos de desafio no mercado de comunicação, e O Complexo de Gata Borralheira (Editora Livre Mercado, 2002), uma análise sociológica sobre como o ABC se comporta em relação à capital do Estado.

Foi homenageado, em 2004, com a Medalha João Ramalho, concedida pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP), como um dos jornalistas mais respeitados na região.


Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
http://www.riachogrande.net/aerg.htm, acessado em setembro/2012

* Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)