APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Daniela Chiaretti

Daniela Chiaretti

Jornalista especializada em meio ambiente. Já passou pelas redações da Folha, onde permaneceu por quatro anos, também no portal UOL e revista Marie Claire. É repórter no Valor Econômico

Daniela Elena Anna Chiaretti é formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 1982 e possui latu senso em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral.

Começou a carreira como estagiária na Gazeta Mercantil, na página de marketing que se chamava "Administração e Serviços". Depois foi repórter e depois editora do jornal.

Ganhou uma bolsa do governo alemão e foi estudar três meses em Berlim, jornalismo econômico. Neste período conheceu o movimento verde alemão e quis trabalhar com ambiente, algo que mal se falava no Brasil. Cobriu a Eco-92 pela Folha de S.Paulo.

Com dois filhos bebês, decidiu dar um tempo de redação e foi trabalhar no Banco de Dados da Folha, de onde surgiria o portal UOL.

Em 1996 entrou como editora-chefe da revista Marie Claire, onde permaneceu cerca de oito anos.

Entrou em outubro 2004 no Valor Econômico, para a editoria de sustentabilidade com foco em meio ambiente, cobrindo Amazônia, negociações internacionais de clima e biodiversidade e pautas que relacionam pobreza e desenvolvimento. Ela também se interessa pela questão indígena, pelo crescimento das cidades e por políticas públicas. Segundo Daniela, energia é o centro da discussão neste momento e por isso procura levar aos leitores a experiência e os modelos de outros países e meio ambiente no jornal Valor Econômico.

Dentre os prêmios conquistados estão: Abril de Jornalismo, categoria jornalista de economia, em 1987; Ayrton Senna de Jornalismo, categoria reportagem em revista, em 2000; Esso de Jornalismo, categoria informação científica, em 2011. Ganhou o Esso com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010, para escrever sobre o impacto do aquecimento global perto do Polo Norte.

Um ano depois ganhou o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, especial Rio+20, em 2012. Na época em entrevista concedida ao Jornalistas&Cia, Daniela contou sua experiência na cobertura da Rio+20:

Jornalistas&Cia  – Como surgiu a pauta e como ela foi desenvolvida?

Daniela Chiaretti – Comecei a me preparar para a Rio+20 com muita antecedência. Estava em Copenhague quando as Nações Unidas aprovaram o pedido brasileiro de sediar a conferência. Pensei que uma boa maneira de reportar um evento tão complexo, com tantas partes diferentes envolvidas, seria fazer uma série de entrevistas ouvindo o maior número possível de personagens importantes. A direção do jornal abraçou a ideia, me deu espaço e constante destaque na primeira página. Fui à Alemanha e à África em função desse trabalho, a Nova York e diversas vezes ao Rio e a Brasília. Conforme a conferência se aproximava, muitas pessoas do Valor se envolveram com a cobertura: da chefia do jornal à Arte, da fotografia à equipe do online. A editoria de Internacional administrou pautas, a cobertura e o fechamento das edições. Toda a sucursal do Rio de Janeiro se envolveu no projeto. Nos dias da Rio+20, colegas de outras editorias vieram reforçar a cobertura, que também teve o apoio de equipes de logística e de suporte técnico. Compartilho este esforço e este resultado com todos eles.

J&Cia  – A sustentabilidade tem ampliado seu espaço na imprensa?

Daniela  – A imprensa brasileira fez um excelente trabalho na cobertura da Rio+20. Temas ambientais e de sustentabilidade têm tido mais espaço, e mais importante que isso, as histórias têm mais consistência.

 

 

Atualizado em outubro/2012 - Portal dos Jornalistas

Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)