Danielle Nogueira

    Danielle Nogueira é bacharel, Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. No mesmo ano fez especialização em História das Relações Internacionais Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu em 2007 mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ.

    Começou a trabalhar no jornalismo em outubro de 1998 como estagiária da agência Thomson Reuters, em Washington DC, trabalhou na área de TV e pode acompanhar eventos na cidade e colaborar com tradução de textos. Cumpriu o estágio até novembro.

    Acumulou por um período mais um estágio, este na Embaixada Brasileira em Washington em setembro de 1998. Fazia traduções de textos jornalísticos, discursos e projetos de Inglês para Português e vice-versa. Ficou lá apenas no período do estágio até novembro de 1998.

    A partir de junho de 1999 passou a trabalhar em Washington mesmo para o Jornal do Brasil, nas editorias de internacional e comportamento. Por quatro anos e meio foi repórter das editorias de Ciência e Internacional e da revista Domingo. Entre importantes coberturas de que participou estão o Projeto Genoma e os Ataques às Torres Gêmeas.

    Em novembro de 2003 passou a editora da revista Vida do Jornal do Brasil, um suplemento do jornal com reportagens sobre qualidade de vida e saúde.

    Foi durante quatro anos pesquisadora freelancer da Produtora Red Earth Images. Lá trabalhou na pesquisa de três documentários em diferentes momentos ao longo desse tempo: Happy Birthday Thalidomide, sobre os efeitos do remédio em uma geração de deficientes no Brasil, para o canal britânico Channel 4 (2003), Gold Diggers, sobre o roubo ao Banco Central de Fortaleza, para o Discovery Channel (2005) e A indústria do tabaco, para o Discovery Channel (2007). Ficou lá de 2003 a 2007.

    Passou a repórter de Economia do jornal Diário do Comércio e Indústria (DCI), trabalhando no Rio de Janeiro como correspondente do jornal paulista, com foco em assuntos relacionados a Petrobras, Vale e BNDES. Por mais de três anos focou os temas, de maio de 2004 a julho de 2007.

    Começou a trajetória no jornal O Globo, Rio, como redatora de Economia do InfoGlobo em julho de 2007. O trabalho consistia em selecionar as informações mais relevantes relacionadas à Economia Internacional em sites e agências internacionais, além da tradução e edição de matérias. Ficou na função até maio de 2010. Em 2009 recebeu o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, com a série de reportagens Economia 40 anos, sobre os últimos 40 anos da economia brasileira.

    No mesmo período, maio de 2008, começou dar aulas de Jornalismo Impresso na instituição de ensino UniverCidade. Ela mesmo comenta no LinkedIn o trabalho como professora: “leciono para diferentes períodos na Faculdade de Jornalismo, sempre com foco em jornalismo impresso. Sou uma das editoras do jornal universitário Folha da Cidade, em que os alunos publicam suas produções”.

    No Globo, onde já atuava, passou em maio de 2010 a repórter de Economia do jornal. Integra o time de Negócios e Infraestrutura da Editoria de Economia, com foco especialmente nas áreas de aviação, mineração e siderurgia.

    Pelo jornal O Globo Danielle Nogueira conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo em 2014 na categoria Reportagem com a equipe formada pelos jornalistas Vinicius Jorge Sassine, José Casado e Eduardo Bresciani. A série vitoriosa foi Farra de aditivos na refinaria Abreu e Lima que reuniu documentos comprovando como o empreendimento se tornou um dos mais onerosos aos cofres públicos.

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/pub/danielle-nogueira/28/437/32