APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Danuza Leão

Danuza Leão

Referência em etiqueta, é autora de vários livros sobre o tema. Escreve crônicas para a revista Claudia e jornais

Danuza Leão nasceu dia 26 de julho de 1933, em Itaguaçu (ES). Aos 10 anos mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ). Irmã da cantora Nara Leão, foi a  primeira modelo brasileira a desfilar na Europa. Seu primeiro marido, Samuel Wainer, fundou e dirigiu o extinto jornal Última Hora (RJ). 
 
Atuou em várias áreas antes de se decidir pelo Jornalismo. Começou escrevendo crônicas para jornais que foram reunidas em três livros: Danuza Todo Dia (Siciliano, 2004), Crônicas Para Guardar (Arx, 2002) e As Aparências Enganam (Publifolha, 2004).
 
Suas crônicas também foram publicadas nas revistas femininas Contigo (SP) e Claudia (SP), da Editora Abril.
 
Usando seus conhecimentos de etiqueta, lançou o livro Na Sala com Danuza (Siciliano, 1992), seu maior sucesso de vendas, que teve uma nova edição revista.
 
Já ganhou dois Prêmios Jabuti: um pela autobiografia Quase tudo (Cia. das Letras, 2004), e outro por Danuza Leão Fazendo as Malas (Cia. das Letras, 2008), com dicas para uma viagem à França, Espanha e Itália.
 
Seu livro mais recente, É tudo tão simples (Agir, 2011), revê alguns conceitos de etiqueta e apresenta sugestões de comportamento para as mais diversas situações da vida moderna, incluindo a comunicação digital.
 
Manteve até junho de 2013 uma coluna nas edições de domingo da Folha de S.Paulo (SP), onde escrevia suas reflexões sobre o cotidiano e as relações humanas. Escreve ainda para a revista Claudia, onde aborda questões femininas e também é cronista no jornal A Tarde (BA).
 
 
Atualizado em junho de 2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia- Ed. 900
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)