APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Davi Lira de Melo

Davi Lira de Melo

Repórter de Educação, cursa o mestrado profissional da Agência EFE em Madri. Antes passou por O Estado de S.Paulo, escreveu para o portal IG e o site 'Porvir'. É vencedor dos prêmios ‘Andifes’ e ‘Estácio’, ambos voltados ao jornalismo de Educação.

Davi Lira de Melo nasceu em Recife (PE). É graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com graduação sanduíche na Universidade de Barcelona (UB/Espanha). Em 2014, finalizou o curso de pós-graduação em 'Comunicação, Mídias e Educação' da Universidade de São Paulo (USP). Em 2015 cursa o mestrado profissional da Agência EFE, em Madri/Espanha, onde exerce práticas profissionais na sede dessa agência de notícias.

Começou a carreira como repórter estagiário no portal NE10, do Grupo Jornal do Commercio de Comunicação, em Recife, em 2010. Como estagiário, venceu o Concurso Deutsche Welle de Direitos Humanos no Brasil, com reportagem sobre trabalho infantil.

Pouco antes de graduar-se, participou dos principais treinamentos profissionais em jornalismo como o curso de Jornalismo Valor  Econômico, em Brasília (DF), o curso de Jornalismo Aplicado promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo (SP), pelo portal Estadão.com.br e pela rádio Estadão, e o curso de Jornalismo Econômico promovido pela Agência Estado (SP). Em agosto de 2012, foi contratado como repórter das editorias Vida e Educação de O Estado de S.Paulo.

Foi selecionado como Jovem jornalista para cobrir a 68ª Assembleia Geral da “SIP”, realizada em São Paulo, pela Sociedade Interamericana de Imprensa. No mesmo ano, foi finalista do III Prêmio Estácio de Jornalismo com reportagem sobre a internacionalização do ensino superior público brasileiro.

Em 2014, foi vencedor do Prêmio Andifes de Jornalismo na categoria Ensino Superior, com a matéria sobre o nível de excelência na pós-graduação de Física brasileira, realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Brasília). Ganhou ainda, em 2014, o IV Prêmio Estácio de Jornalismo com a reportagem sobre o programa Ciência sem Fronteiras do governo brasileiro.

Possui formação em cobertura de Educação por meio de cursos e worshops ofertados pelo Instituto Ayrton Senna (São Paulo), Instituto Inspirare (São Paulo), Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS (São Paulo), Instituto Alfa e Beto (São Paulo) e pela ONG Todos pela Educação (São Paulo). Passou por oficinas de formação em cobertura multimídia oferecidas pela Escola de Comunicação (São Paulo) e pela Empresa Brasileira de Comunicação – EBC.

Fez intercâmbios culturais, cursos de formação/reciclagem na área de comunicação e atividade de voluntariado em instituições localizadas em Buenos Aires, Vancouver, Salamanca, Barcelona, Londres, Nova Iorque e Dublin.

 

Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista.

http://www.estadao.com.br/educacao

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)