Deco Bancillon

    Éderson Bancillon Vieira Calácia, o Deco Bancillon, nasceu em Brasília/DF em 25 de junho de 1984. É formado em jornalismo pela Centro Universitário de Brasília (CEUB/DF).

    Iniciou a carreira no jornal popular Aqui-DF, dos Diários Associados, em 2007. Após passar pelo blog do Vicente Nunes, de economia, foi convidado pelo editor de economia do Correio Braziliense a fazer um estágio na publicação. Efetivou-se na editoria e se transformou no mais jovem repórter a cobrir macroeconomia para o jornal.
    Pelo Correio Braziliense, recebeu prêmio de melhor reportagem pela série de matérias “A Nova Corrida do Ouro”, publicada em junho de 2010. Também concorreu ao Prêmio Imprensa Embratel, no qual foi finalista na categoria Reportagem Econômica. Venceu o Prêmio CNH de Reportagem Econômica, com a série produzida em equipe “Sua agenda, sr. presidente”, e foi finalista do mesmo prêmio com a série “A Nova Corrida do Ouro”. 
    No Portal iG, trabalhou entre 2010 e 2011 e foi repórter sênior em Brasília/DF da coluna de economia e negócios do jornalista Guilherme Barros.
    Em novembro de 2010 “mudou de lado” e foi para a área corporativa como consultor de comunicação da InPress Porter Novelli. Ficou na agência até julho de 2012, quando retornou às redações e ao Correio Braziliense – também na reportagem de economia. É setorista do Ministério da Fazenda na área de Macroeconomia.
    Mantém o blog Dequismo, em que  trata de tecnologia, sustentabilidade, assuntos relativos à profissão de jornalista e notícias de Brasília/DF.

     


    Atualizado em julho/2012 – Portal dos Jornalistas.