APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Denis Rosenfield

Denis Rosenfield

Escreve sobre temas como Filosofia política, Ética, Metafísica, Filosofia alemã e Filosofia moderna e política nacional e internacional. Possui doutorado e pós-doutorado em Hegel e Hobbes. Entre os mais de 20 livros que publicou é autor ‘Descartes e as e as peripécias da razão’. É professor do Departamento de Filosofia da UFRGS. É articulista dos jornais O Estado de S.Paulo, assina a coluna no O Globo e é editor da revista Filosofia Política. Em janeiro de 2016 foi escolhido para fazer parte do time de articulistas do jornal Zero Hora.

Denis Lerrer Rosenfield nasceu em 21 de novembro de 1950 em Porto Alegre (RS). É graduado em Filosofia na Universidade Nacional Autônoma do México em 1972, onde em 1976 defendeu a monografia sobre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel. Obteve o doutorado em Filosofia pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1982, a tese apresentada - Política e Liberdade em Hegel - transformou-se em livro e foi publicado em português, espanhol e francês.

Em 1999 realizou o pós-doutorado na Ecole Normale Supérieure de Fontenay-St.Cloud, na França, pesquisando a relação entre o pensamento de Hegel e o de Hobbes.

Denis Rosenfield deu ênfase, ao longo de seus estudos acadêmicos, principalmente a temas como Filosofia política, Ética, Metafísica, Filosofia alemã e Filosofia moderna. Foi cofundador do Instituto Millenium, criado em 2005 para disseminar uma visão de mundo baseada no liberalismo econômico (ou uma visão de "direita moderna").

É professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1982. Como pesquisador atua no I-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É consultor de análise política para empresas, grupos financeiros, associações empresariais e partidos políticos.

Tem livros e artigos acadêmicos publicados em português, francês e espanhol. Entre os mais de 20 livros que publicou é autor dos títulos: Descartes e as peripécias da razão (Iluminuras, 1996), Hegel, a moralidade e a religião (Zahar, 2002), Retratos do mal (Jorge Zahar, 2003), A democracia ameaçada (Topbooks, 2006), Reflexões sobre o direito a propriedade (Campus Jurídico, 2007), O que é democracia (Brasiliense, 2009) e Justiça, democracia e capitalismo (Campus jurídico, 2010). A lesta completa dos livros lançados por ele estão na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

Articulista dos jornais O Estado de S.Paulo, O Globo  - onde assina a coluna de Política - além de ser editor da revista Filosofia Política.

Em janeiro foi escolhido para fazer parte do time de articulistas do jornal Zero Hora. A partir de 16 de fevereiro estreia com uma coluna semanal, às 3as.feiras, sobre Política.

 

Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://oglobo.globo.com/opiniao/denis-lerrer-rosenfield-/

denisrosenfield@terra.com.br

http://www.institutomillenium.org.br/author/denisrosenfield/

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-impeachment,10000004745

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)