APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Denise Chrispim

Denise Chrispim

Repórter Especial do Estadão em São Paulo, foi correspondente do mesmo jornal em Washington e Brasília. Passou pelas revista Veja, Exame e foi correspondente em Buenos Aires pela Folha de SP.

Denise Chrispim Marin é bacharel em Jornalismo pela ECA, Escola de Comunicação e Artes - Universidade de S.Paulo e em Letras pela FFLCH, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP/SP, ambos concluídos no período de 1985 a 1989.

Começou para valer no jornalismo em abril de 1989 como repórter da Veja em São Paulo. Ficou na revista até julho de 1990.

Como repórter passou também pela revista Exame, onde ficou de março de 1991 a julho 1993, em São Paulo.

Durante quase dois anos atuou na reportagem da Folha de S.Paulo, de dezembro de 1993 a julho 1995.

Iniciou a trajetória da carreira de correspondente em julho de 1995, na capital Buenos Aires ainda pela Folha de S.Paulo. Ficou na Argentina até abril de 1996.

Em maio de 1996 transferiu-se para a Folha de S.Paulo em Brasília/DF, numa temporada na editoria de economia e negócios que durou até março de 2000.

Permaneceu em Brasília e migrou para o jornal Valor Econômico em março de 2000, ficando por lá por pouco mais de um ano cobrindo comércio e política internacional.

Entrou no jornal O Estado de S.Paulo, na sucursal de Brasília em abril 2001, para uma dedicação em coberturas de política externa de mais de nove anos. Em junho de 2010 deixou o jornal no Brasil e assumiu como correspondente em Washington DC no mesmo mês.

Denise foi escolhida para o posto de correspondente em concurso no programa MIP – Movimentação Interna de Pessoal, fato então inédito nesse tipo de função.

No jornal há 13 anos, voltou ao Brasil em setembro de 2013 para assumir a função de repórter especial na sede em São Paulo.

Desde 2006 ainda na temporada de permanência em Washington DC Denise lançou o blog Cartas de Washington. Os colegas correspondentes internacionais falaram da atuação dela por ocasião do lançamento do blog.

Ariel Palácios, correspondente do mesmo jornal e da GloboNews, disse no blog do Estadão “Infelizmente, hoje em dia não é possível (ainda) bater uma garrafa de champagne na tela do computador – tal como fazem com os navios – para lançar um blog. Por este motivo, aqui vai para uma grande amiga esta arremessada champagnística virtual para celebrar o início de seu blog. Com a Denise fiz – de forma conjunta – várias coberturas de cúpulas do Mercosul, além de trabalhar junto com ela em visitas presidenciais no Cone Sul, eleições, entre outros assuntos internacionais”.

O correspondente do Estadão com participação especial no Em Pauta, da GloboNews, Guga Chacra, confessou no mesmo blog “Quase todos os dias ligo para a Denise Chrispim Marin para debater os assuntos do dia nos Estados Unidos. Ela é a minha única colega de trabalho no país e a pessoa com quem mais converso do Estadão. Correspondente em Washington, já foi a repórter responsável também por cobrir política externa brasileira. Neste quase um ano em DC, como os americanos chamam a sua capital, ela apenas escrevia para a edição impressa do jornal. Eu e o Ariel Palacios tentávamos sem sucesso convencê-la a ter um blog. Finalmente, conseguimos. Agora, os leitores poderão ler todos os dias as Cartas de Washington, que se aprofundará mais em questões americanas e de política externa brasileira. Nesta primeira semana, a Denise acompanhará a visita do Obama ao Brasil. Hoje, em vez de discutir aqui, convido os leitores a lerem o blog da Denise”

Denise Chrispim Marin segue em 2014 como Repórter Especial do Estadão em São Paulo e assinando o blog Do Triste Trópico no Estadão.com.

Denise deu uma entrevista ao jornalista Fernando de Oliveira, do Diário Regional, Santa Cruz do Sul/RS em 06/10/2013, onde conta a passagem pela capital do poder, fala da carreira, de como funciona a relação entre a imprensa estrangeira e a Casa Branca, entre outras. Veja na ‘Galeria’ deste perfil: Uma repórter na capital do poder  

 

 

Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

Fonte:

Jornalistas&Cia – Edição

https://twitter.com/DeniseChrispim

http://blogs.estadao.com.br/denise-chrispim-marin/

http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/denise-chrispim-marin-nossa-correspondente-em-washington-agora-tambem-tem-blog/

http://www.linkedin.com/pub/denise-chrispim/65/404/473

 

 

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)