APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Denise Saueressig

Denise Saueressig

Repórter especializada em agronegócios das revistas A Granja e AG em Porto Alegre/RS. Passou pelo Jornal do Comércio, publicou matérias na Revista Expressão, de Florianópolis/SC. Conquistou dez prêmios em jornalismo e foi finalista em mais três.

Denise Saueressig nasceu em Cruz Alta/RS, no dia 18 de agosto de 1978 é bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde 2001.

Começou a trabalhar em agosto de 2000 na assessoria de imprensa da Replay Comunicação, em Porto Alegre. Atuou na divulgação de informações a respeito de clientes como Microsoft, Associação Brasileira das Indústrias Gráficas (Abigraf/RS), Sistema Transportador Sul (STS), Linck Equipamentos Rodoviários e Industriais, San Marino, Microsiga Software, entre outros. Ficou lá até julho de 2001.

Entre abril de 2001 a Outubro de 2001 fez redação e edição do Boletim Informativo do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprors).

A carreira no jornalismo impresso teve início em 2001 como repórter setorista de Agronegócios no Jornal do Comércio, em Porto Alegre, era responsável por uma página diária de assuntos ligados ao segmento. Até 2006 acompanhou e cobriu assuntos relevantes, como as crises geradas por casos de febre aftosa no rebanho brasileiro, o plantio ilegal de sementes transgênicas e a efetivação da Lei de Biossegurança.

Em maio de 2002 trabalhou como jornalista na comunicação social do Grupo Gerdau, em Porto Alegre.

Entre janeiro de 2004 a Julho de 2004 fez reportagens diárias para a Agência de Notícias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

De agosto de 2004 a março de 2006 teve diversas reportagens publicadas na Revista Expressão, de Florianópolis/SC.

Repórter especializada em agronegócios, com atuação na área desde 2001. Desde 2006 atua nas revistas A Granja e AG, voltadas para a agricultura e pecuária, respectivamente. Participa de eventos, feiras e exposições no Brasil e no exterior. As publicações pertencem à Editora Centaurus, com sede em Porto Alegre/RS.

Na revista A Granja, além de participar da cobertura das principais feiras nacionais todos os anos, participa de eventos ligados a produtores, empresas e instituições de pesquisa em diferentes regiões do país, especialmente Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No exterior, fez a cobertura de feiras e eventos no Uruguai, na Argentina e na Alemanha. Em novembro de 2011, a convite do governo alemão e da Sociedade Alemã de Agricultura, fez a cobertura jornalística da maior feira de máquinas agrícolas do mundo – a Agritechnica, realizada na cidade de Hannover.

Pela revista A Granja, desde 2006, conquistou dez prêmios de jornalismo regionais e nacionais. Foi 1º lugar do 1º Prêmio FMC de Jornalismo/2006, Atuando com Responsabilidade.

Em 2007 recebeu dois novos prêmios e ficou como finalista no terceiro: Foi 1º lugar na categoria Jornal/Revista do 20º Prêmio Setcergs de Jornalismo, concedido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul; vencedora na categoria Excelência Jornalística do 15º Prêmio CNH de Jornalismo Econômico e finalista, entre os três primeiros colocados, na categoria Revista do 6º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo.

Foi vencedora na categoria Revista do Prêmio Vega Ambiental de Jornalismo em 2008. Em 2009 conquistou mais dois prêmios: vencedora na categoria Revista do 4º Prêmio CNA de Jornalismo, concedido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; e 1º lugar na categoria Mídia Impressa do 3º Prêmio FMC de Jornalismo – Atuando com Responsabilidade.

Colocou mais duas premiações na bagagem em 2010. Venceu o Grande Prêmio na 23ª edição do Prêmio Setcergs de Jornalismo, concedido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul e recebeu o Troféu de Menção Honrosa no 18º Prêmio CNH de Jornalismo Econômico.

Conquistou o 11º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo na categoria Revista em 2012 e foi finalista do Prêmio Andef de Jornalismo.

No primeiro semestre de 2013 foi finalista do Prêmio Andef de Jornalismo e vencedora do 5º Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Jornalismo Impresso, na etapa estadual da premiação, no Rio Grande do Sul.

Em 2006 teve uma selecionada em concurso e publicada no livro crônica Histórias Coloradas II – As 100 melhores histórias campeãs da América. A obra foi lançada pelo Sport Club Internacional na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Participou como entrevistada do livro A Imprensa Rural no Brasil, escrito pelos jornalistas João Castanho Dias e Jorge Reti, e publicado pela Editora Barleus. A obra apresenta a história da cobertura jornalística voltada à agropecuária no país e traça um pequeno perfil de mais de mil jornalistas que atuam ou já atuaram no setor.

Em 2012 teve o artigo Brasil e China: Oportunidades e desafios numa relação entre gigantes publicado no livro Comércio Exterior: questões múltiplas, organizado por Alex Sandro Caiel da Silva e publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores.

 

 

 

Atualizado em agosto/2013 – Portal dos Jornalistas

Fonte:

Dados cedidos pela jornalista.

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)