APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Denize Bacoccina

Denize Bacoccina

Representante da agência alemã Ruptly no Brasil, é especialista em Economia. Trabalhou no Correio Popular, Gazeta, Estadão, BBC de Londres, IstoÉ Dinheiro e EBC. Como correspondente internacional, fez diversas coberturas fora do País.

Denize Bacoccina nasceu no dia 18 de fevereiro de 1968, em Cordeirópolis (SP). Em 1988, formou-se em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Pucamp/SP). 
 
Começou a trabalhar na profissão ainda durante a faculdade, como diagramadora do Correio Popular (SP). Passou a repórter em 1989, já com o diploma na mão, no mesmo periódico, cobrindo Cidades, Economia e Saúde.
 
Em 1993, foi para São Paulo (SP) trabalhar no jornal A Gazeta (SP), e depois na Gazeta Esportiva (SP). No ano seguinte, passou para o jornal O Estado de S.Paulo, onde trabalhou até 2000, na editoria de Economia e Negócios.
 
Ainda no ano 2000, transferiu-se para Londres, como correspondente da BBC Brasil, onde trabalhou em rádio, tevê e internet. A relação duraria até 2008 e lhe permitiu atuar pela BBC em São Paulo, Washington e Brasília, além de ter feito coberturas em dezenas de países, da Europa à África e até a América Central.
 
No período, as experiências mais memoráveis foram vividas como correspondente ou enviada especial. Pela empresa britânica esteve em lugares tão diferentes como no baile da segunda posse do presidente George W. Bush, realizado em Washington (EUA), e na cobertura de um movimento organizado de moradores contra imigrantes no deserto do Arizona (EUA). Cobriu inúmeras viagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao exterior, duas delas para a África. A primeira numa maratona de cinco países em sete dias, que deixou como saldo, uma grande manchete sobre a limpeza da capital da Namíbia. 
 
Dois anos depois, em 2006, voltou à editoria de Economia, agora na chefia da sucursal da IstoÉ Dinheiro, em Brasília, onde atuou por sete anos. Na revista, entre outras, participou da cobertura da eleição e posse do presidente americano Barack Obama.
 
Em maio de 2015, passou a ocupar o cargo de superintendente executiva de Agências e Conteúdo Digital da EBC, área responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional e operações de web e rede social. Em sua passagem pela empresa, a audiência direta da Agência Brasil triplicou. Para obter isso, concretizou várias parcerias com portais (iG e Terra) e terminais externos (Elemidia e Euromidia), levando, assim, as notícias a um público muito maior, atingindo milhões de leitores.
 
Realizou, também, parcerias com agências estrangeiras, como a Sputnik (Rússia), diversificou a cobertura com o envio de correspondentes para seis capitais brasileiras e criou uma agência de vídeos. Deu, ainda, início às transmissões ao vivo, via Facebook, da Agência Brasil, do Portal EBC e da TV Brasil, obtendo grande repercussão na web. Deixou a empresa em julho de 2016.
 
Desde agosto de 2016 é a representante brasileira da Ruptly, agência internacional de vídeos de notícias sediada em Berlim (Alemanha), cuidando da interlocução com os clientes do País, emissoras de tevê e sites de notícias.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:
Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)