Dina Amêndola

    Dina Amêndola Mascarenhas é formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP), em 1969. A carreira de jornalista começou no ano seguinte, quando ingressou em O Estado de S.Paulo. Inicialmente, foi pesquisadora de arquivo; depois, editora da página de Artes e Espetáculos.
    Em 1978, começou a trabalhar na Folha de S.Paulo, onde foi produtora do caderno Acontece até 1982. Nesse meio tempo, em 1981, foi convidada para editar o Roteiro de Arte do Jornal da República, de Mino Carta. Em 1982 foi para a revista Outdoor, onde atuou como repórter e produtora de Variedades. Entre 1998 e 2000, fez a produção de roteiros de artes plásticas e de teatro para a revista Bravo!, na época produto da Editora D?Ávila.
    Em 1983, iniciou carreira na televisão, através da Rede Globo, onde permaneceu por 18 anos ininterruptos. Desempenhou vários cargos, entre eles o de produtora do SPTV, de programas da Globo News e do Programa Feminino da TV Mulher. Também foi pauteira e sub-chefe de reportagem.
    Em 2004, produziu o programa de entrevistas Dois a Um, com Mônica Waldvogel, transmitido pelo SBT. De volta à Rede Globo, em 2005, foi editora de programas do canal pago Globo News. Também em 2005, trabalhou como repórter do Jornal da Tarde, fazendo matérias sobre Variedades e Geral, e lá permaneceu até 2007. Em 2008, novamente na Globo News, atuou como produtora. Em 2009, foi repórter da revista Panorama Editorial, publicação da Câmara Brasileira do Livro.
    Desde março de 2011, trabalha como produtora de Jornalismo do Jornal da Cultura, na TV Cultura. Lá, faz produção de entrevistas de séries especiais para o Jornal da Cultura, além de pautas e produção na chefia de reportagem. Cuida ainda de agendar comentaristas que participam da bancada do programa.
     
    Fonte:
    Depoimento pessoal de Dina Amêndola, concedido em 9/9/2011.
    Atualizado pelo Portal dos Jornalistas em Setembro de 2011.

     

    A carreira de jornalista começou em 1970, quando ingressou em O Estado de S.Paulo