APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Diogo Bercito

Diogo Bercito

Correspondente da Folha de S.Paulo em Madri (Espanha), veio de Jerusalém (Israel) de onde já enviava notícias internacionais e já assinava o blog na folha.uol 'Orientalíssimo'. Está na Folha desde 2007, iniciou na editoria de Economia e seguiu para a de Cultura, tornou-se especializado em temas orientais. Desde 2014 assina também o blog 'Mundialíssimo'. Além da Folha seus trabalhos já foram publicados pelo libanês Daily Star e o israelense Haaretz.

Diogo Bercito é jornalista da Folha de S.Paulo. Formou-se em jornalismo na Cásper Líbero/ SP. Também estudou Filosofia Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLHC) na Universidade de São Paulo (USP), onde foi aluno do departamento de línguas orientais, fez curso de língua árabe na instituição Qalam wa Lawh Center, em Marrocos. É mestrando no curso de estudos árabes da Universidad Autónoma de Madrid (Espanha).

Quando adolescente, Diogo praticava esgrima e chegou a ganhar uma medalha de bronze em um campeonato nacional. Deixou o esporte de lado, dedicou-se aos estudos e em 2005 participou da 18ª edição do Torneio Internacional de Jovens Físicos (18th International Young Physicists Tournament), em Zurique, na Suiça. Era ainda aluno do ensino médio, do colégio Objetivo, e foi para o torneio de física com mais cinco estudantes e se classificaram como os sete melhores do mundo em física.
 
Iniciou sua carreira na própria Folha de S. Paulo, em 2007, quando possuía apenas 19 anos, sendo o mais jovem repórter da redação. Durante dois anos cobria matérias de Pequenos Negócios. Depois, passou para a editoria de Cultura, reportando para os cadernos Ilustrada e Folhateen. Tornou-se especializado em assuntos orientais.
 
Com as mudanças ocorridas em fevereiro/2013 na equipe da Folha de S.Paulo, envolvendo novas funções para alguns jornalistas, Diogo foi designado para o posto de Jerusalém, transformado em correspondente-bolsista, com permanência em Israel por um período de nove meses, partindo do dia sete de março/2013. Deixou o posto na capital israelense em dezembro de 2014.
 
Antes morou e trabalhou em Rabat - a capital e a segunda maior cidade de Marrocos. Mudou-se em 2012.
 
Assina o blog Orientalíssimo na folha.uol desde março de 2013, onde foca temas internacionais, em especial os orientais. Nove meses depois lembrou aos leitores no blog Conexão Israel, como foi aquele início: "Comecei a escrever no meu Orientalíssimo blog, em março deste ano, notando a semelhança entre duas das pedras fundamentais das línguas árabe e hebraica: as palavras “shalom” e “salaam”, ambas significando “paz”. Àquela época, eu escrevia como um recém-chegado a Jerusalém e, mais importante, redigia meu relato como um leigo no estudo do hebraico".
 
Falou sobre a rotina “sem rotina” de um correspondente em Jerusalém ao Observatório da Imprensa, em abril de 2013.
 
Relatou em 7 de janeiro de 2014, no blog, a recente prisão pela facção xiita Hizbullah. Na ocasião teve a câmera, o passaporte e o celular, conforme contou, “tomados por jovens que se identificaram como “Exército do Povo”, ligados ao Hizbullah. Um líder da facção veio ao nosso encontro e me forçou a subir em uma motocicleta. Fomos levados a um quartel”. E explicou como foi tratado: “Fui mantido em uma pequena sala empoeirada, sentado em uma cadeira. Ao tentar abrir as janelas, fui instruído —com pouca delicadeza— a ficar parado e a não tentar me comunicar com ninguém. Durante boa parte do tempo, um líder que se identificou como Abu Fadal sentou-se comigo, me oferecendo café, cigarros e me chamando de “convidado”. Fumamos, enquanto ele me dizia “ma btkhaf, ma btkhaf“. “Não se assuste”, em árabe”.
 
Assina também o blog Mundialíssimo que, lançado em setembro de 2014, foi apresentado como “uma plataforma online para destrinchar o noticiário internacional”. Começou com a proposta de responder perguntas como: O que é?, para responder questões sobre: o califado islâmico, o separatismo ucraniano, a epidemia de ebola – informações acompanhadas de ilustrações, mapas, vídeos e glossários. Estreou com a milícia radical do Estado Islâmico. 
 

Mudou-se para Madri, na Espanha. Como correspondente da Folha foi enviado especial a Bruxelas (Capital da Bélgica) cobrindo os desdobramentos dos ataques a Paris - 13/11/2015. O país belga tem sido noticiado como residência de vários dos terroristas que participaram a ação na capital francesa que vitimou 129 pessoas.

Em novembro de 2015, Diogo transcreveu  para o site da Folha de S.Paulo a entrevista em Brian está no Paraíso , com a irmã do brasileiro, militante do Estado Islâmico que havia sido morto na Síria. Diogo está na Bélgica. 

 
 
 
Atualizado em novembro/2015 - Portal dos Jornalistas
 
Fonte:
Jornalistas&Cia- Edição 885
http://www.objetivo.br/noticias.asp?id=1102
https://www.facebook.com/diogo.bercito
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2005-07-14/estudantes-brasileiros-iniciam-na-suica-torneio-sobre-fisica
http://beta.constitutioncenter.org/jennings/bios/bercito_d.html
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=diogo+rodrigues+bercito+anos&source=web&cd=8&cad=rja&ved=0CFIQFjAH&url=http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fnoticia%2F2005-07-14%2Festudantes-brasileiros-iniciam-na-suica-torneio-sobre-fisica&ei=MXYnUfLiNI7m8QSh2YCQBA&usg=AFQjCNFs4-T61XW2mLt29_wbxJaAoBQkEw&bvm=bv.42768644,d.eWU

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)