APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Dirceu Pio

Dirceu Pio

Ex-diretor da Agência Estado e da Gazeta Mercantil. Escreve sobre as transformações da mídia para o Observatório da Imprensa e sobre problemas da pequena empresa como especialista-convidado do Instituto Millenium.

Dirceu Martins Pio nasceu na cidade de Getulina, interior de São Paulo, no dia 19 de dezembro de 1947. Cursou até o quarto ano do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLECH) da Universidade de São Paulo (USP) no início dos anos 1970. É registrado como jornalista profissional no Ministério do Trabalho desde 1968.

Iniciou sua carreira profissional como repórter no Diário do Grande ABC, com sede em Santo André. Participou da primeira edição do veículo, que sucedeu ao semanário Newseller. Em poucos meses passou a repórter especial e em 1971 chegou à chefia de reportagem.
 
Deixou o Diário do Grande ABC e passou para o Correio Metropolitano, jornal criado por empresários do ABC Paulista e que já deixou de circular. Por lá, começou como repórter especial e tornou-se secretário de redação.
 
Em seguida ingressou no jornal O Estado de S.Paulo/Jornal da Tarde (Sucursal do ABC), onde foi repórter e chefe. Transferiu-se para São Paulo em 1972, onde veio a trabalhar ao lado de Raul Bastos na gestão da rede de sucursais e correspondentes dos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde.
 
Em 1976, assumiu a chefia da Sucursal de Curitiba do Estadão por 15 anos. Em 1987, deixou o Estadão para ser diretor de jornalismo de uma rede regional de emissoras de TV, pertencente à família Petrelli.
 
Em 1988, foi convidado a voltar para o Grupo Estado e foi trabalhar com Rodrigo Mesquita, Sandro Vaia, Júlio Moreno, Laerte Fernandes e Sérgio Vaz na Agência Estado, onde foi editor-executivo e diretor comercial por 10 anos.
 
Deixou novamente o Grupo Estado, em 1998, e transferiu-se para a Gazeta Mercantil, onde começou como diretor regional para o interior paulista e passou a diretor da unidade de São Paulo e coordenador das redes de unidades regionais.
 
Durante 2008, dirigiu os três programas da  TV Cultura (Balanço Social, Ação Consciente e Planeta Cidade), voltados para questões da sustentabilidade.
 
Em 2012, lançou o livro Caminhos Seguros para o Empreendedor, em parceria com Pedro Cascaes Filho, economista catarinense que articulou o movimento nacional de união da pequena empresa no Brasil nos anos 1980.
 
Está entre o top 10% de perfis mais vistos em 2012 do Linkedin Brasil.
 
 

Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)