Dodô Azevedo

    Dodô Azevedo é Luiz Fernando Azevedo, nasceu em sete de dezembro de 1971, é Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio, divide-se entre as atividades de professor de Literatura e Filosofia, escritor, músico e DJ.  “Escrever é discotecar palavras”, define, explicando que sua formação versátil era vista como natural na época do renascimento.

    Dodô é jornalista desde 1998, completou quinze anos de jornalismo, tendo colaborado com os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. Passou pela empresa Águas De Março Filmes onde atuou como roteirista.

    Apresenta-se no G1 com humor “Escritor, Professor, Jornalista, DJ e, justamente por isso, nada disso”. É colunista do portal de notícias da globo desde maio de 2013, onde escreve sobre cultura, comportamento, música, rio e, afirma “você”. Percorre também assuntos da produção independente, rock de garagem e rock underground. Convida o leitor: “Vamos falar de nós mesmos?”

    Dodô têm três livros publicados. O primeiro livro veio sob o título Pessoas do Século Passado lançado pela editora Rocco em 2005. É uma coletânea de crônicas disfarçadas de e-mails supostamente enviados por vizinhos de um condomínio carioca. As mensagens dos personagens ficcionais, que tem entre sete e 86 anos, procuram dar conta do que representou o século XX. Aborda temas como a solidão (tecnológica e pós-moderna) e se desenrola em referências e personagens do século XX tentando se reconhecer como indivíduos no século XXI, na verdade, é um dos desafios desse livro, que tem linguagem pop e não-linear, muitas cores e grafismos.

    O livro DJ Pessoal, uma áudio-ajuda veio pela editora Rocco em 2008. Com o texto musical ele convida o leitor a imaginar sua vida com trilha sonora – você despertando ao som de Fun Day, de Stevie Wonder, sobrevivendo ao engarrafamento tranquilizado por Slowly, de Milt Jackson, aguardando a vez no banco repetindo o mantra Não quero dinheiro, de Tim Maia. DJ pessoal é um manual que optou em ensinar como permear cada hora do dia com a canção mais apropriada.

    Ao sugerir canções em seu livro de “áudio-ajuda”, o autor estimula uma mistura de estilos. Dodô elaborou um cardápio de 65 situações cotidianas, que vão desde o nascimento até o velório, passando por desilusões amorosas, assaltos e tarefas prosaicas como lavar louças. Para cada situação sugere dez canções e escreve sobre elas.

    Fé na Estrada assinado por ele, foi lançado em 2012 pela editora Casa da Palavra. O livro começou a ser pensado em 2003, quando o escritor Dodô Azevedo e a fotógrafa Luiza Leite resolveram refazer a rota percorrida pelo escritor norte-americano Jack Kerouac nos anos 50 e que o inspirou a escrever o clássico On the Road. Com o olhar de um estrangeiro do século XXI, Dodô viveu essa história, que deu origem ao romance.

     

     

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/dodoazevedo

    http://g1.globo.com/blog-do-dodo/platb