APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Domingo Alzugaray

Domingo Alzugaray

Criador da Editora Três, que entre as principais publicações comanda as revistas IstoÉ, IstoÉ Gente, IstoÉ Dinheiro, IstoÉ Dinheiro Rural Motor Show, Planeta e Menu. Eleito "Prêmio Personalidade da Comunicação 2013" pela Mega Brasil de Comunicação

Domingo Alzugaray, argentino naturalizado brasileiro, chegou ao Brasil na década de 1950, depois de uma carreira como ator de fotonovelas.  Veio para trabalhar como executivo da Editora Abril, cuja matriz ficava na Argentina, e atuar no filme Meus Amores no Rio, dirigido por Carlos Hugo Christensen. Nunca mais voltou para morar na terra natal e naturalizou-se brasileiro em 1966.

Em 2 fevereiro de 1972 fundou a Editora Três, com os parceiros Luiz Carta e Fabrizio Fasano.

A trajetória de Domingo Alzugaray, lá em fevereiro de 72, começou num pequeno escritório na Av. Brigadeiro Luís Antônio no Centro de São Paulo. O marco zero da editora foi a coleção de fascículos culinários Menu, lançada apenas dois meses depois da fundação. Em setembro do mesmo ano nasceu a Planeta, a primeira revista da Três especializada em esoterismo.

Em fevereiro de 1973 Fabrízio deixou a sociedade.

Agosto do ano seguinte foi marcado por uma série de lançamentos, como o da primeira revista masculina com nus de Sonia Braga e Xuxa: a Status. A publicação surgiu em um ambiente complicado. O País vivia uma ditadura militar e um clima de perseguição política. A revista deixaria de circular em junho de 1987.

Em maio de 1976 lançou a IstoÉ, inicialmente mensal, que em março de 1977 passou a semanal. A revista iria escrever a história mais valente da editora.

A trajetória da Três já começou apresentando a tônica do que seria a sua existência: contratou e reuniu entre seus colaboradores alguns dos mais brilhantes cérebros do País. Entre alguns dos nomes que ajudaram a construir as páginas publicadas pela Editora Três estavam Glauber Rocha, Jorge Amado, Rubem Braga, Millôr Fernandes, Carlos Drummond de Andrade, João Ubaldo Ribeiro e Paulo Francis.

Agosto de 1976 Luiz Carta deixou a sociedade e Domingo ficou sozinho pilotando a editora. Em abril 1978 ele comprou a revista Senhor, lançada dois anos antes pela Carta editorial. Entre 1978/79 a editora deixou o centro da cidade e transferiu as redações para um prédio na Lapa de Baixo, Zona Oeste de São Paulo. Onde permanece.

Em Abril de 1979, lançou o Jornal da República que gerou prejuízos e o levaram a vender o título IstoÉ. Em junho 1988 recomprou o nome de Luiz Fernando Levy da Gazeta Mercantil. Surgiu a IstoÉ-Senhor. Em abril 1992 o título Senhor foi abandonado.

Setembro 1979 marcou a entrada da revista Hippus, especializada em hipismo que circulou por 18 anos. Em outubro de 1981 lançou a revista Careta, uma reedição bem-humorada da publicação que fez sucesso nas mãos do Barão de Itararé.

E em março 1983 saiu o primeiro número da Motoshow, que por dez anos circulou no mundo de motos e que, em setembro de 1994, passou a se chamar Motor Show, absorvendo em suas editorias o mercado automotivo.

Filho de Domingo, Caco Alzugaray começou a trabalhar na Editora Três em 1988. Paula Alzugaray torna-se publisher da revista Select. Surge uma dinastia editorial.

Em agosto de 1992 fez o lançamento da primeira versão brasileira do Guinness book.

Setembro 1997 abriu uma nova temporada de lançamentos com a IstoÉ Dinheiro, focada em economia, negócios e finanças, em novembro 1998, a nova Menu, para o segmento de enogastronomia e em agosto de 1999, a IstoÉ Gente traduzindo o universo da celebridades.

2004 veio com duas novidades: o anuário As Melhores Da Dinheiro, para premiar as companhias que mais se destacaram no ano e em novembro surgiu a Dinheiro Rural focada no agronegócio brasileiro. A marca IstoÉ ganha mais uma versão em abril de 2006, a IstoÉ Platinum que ingressa no mercado de luxo com edições  bimestrais.

Junho 2010 marcou a entrada da editora nas olimpíadas brasileiras com o lançamento da Jogos Olímpicos 2016. A revista chegou com visual arrojado marcando o que virá pela frente no esporte.

Em 2011 a editora fez renascer a Status resgatando o mesmo espírito anterior, em maio, e agosto 2011 lançou a Select para o jornalismo cultural com artes visuais, a tecnologia, o design e o comportamento.

Ao completar os 40 anos da Três, a editora computava quase seis bilhões de unidades em exemplares produzidos, somando-se fascículos e revistas mensais e semanais.

Domingos Alzugaray foi homenageado como Editor 2011, pelo conjunto da obra, pela ANER, a Associação Nacional de Editores de Revistas, durante o quinto fórum da entidade. Na cerimônia, Alzugaray foi representado por seus filhos Paula, publisher da revista Select, e Carlos (Caco) Alzugaray, presidente executivo da Editora Três. Emocionado com a homenagem o filho de Domingo, Caco, disse: “Ele é um editor de revistas nato e esta é a constatação de quem sempre esteve ao seu lado, como filho”. Paula, a filha, complementou: “É o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira, de muita dedicação”,

Domingo Alzugaray concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornalistas&Cia em 2006. Leia aqui  e confira o que o grande editor falou na época.

Em 2013 receberá o Prêmio Personalidade da Comunicação no Congresso Mega Brasil de Comunicação junto com o filho Caco Alzugaray, considerados pela premiação as Personalidades da Comunicação 2013.

 

 

 

Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

www.istoe.com.br

Jornalistas&Cia – Edição 889

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)