APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Domingos Zamagna

Domingos Zamagna

É jornalista multidisciplinar e professor de Filosofia, Ética e Comunicação. Trabalhou por 18 anos na TV Globo/SP. Desde 2002 é editor da revista Digesto Econômico da ACSP.

Domingos Zamagna nasceu em Belo Horizonte (MG) no dia 19 de janeiro de 1947. É formado em Letras pela USP e Filosofia, Teologia e Jornalismo pela PUC-SP. Possui especialização em Publicidade Moderna e Moral Cristã pela Université de Fribourg/Suíça, mestrado em Ciências Bíblicas pelo Institut Biblique Pontifical de Roma/Itália e em História Social pela USP.

Iniciou a carreira em 1978 como redator das editorias de educação e cultura na Central Globo de Jornalismo de São Paulo onde trabalhou por 18 anos, inclusive como comentarista. Durante a passagem pela emissora, atuou também como roteirista do Telecurso da Fundação Roberto Marinho/SP.

Naquele mesmo ano acumulou a atividade na Globo com a carreira acadêmica na PUC/SP, onde começou a lecionar Línguas Clássicas, Filosofia e Comunicação Social nos cursos de graduação e pós-graduação. Posteriormente integrou a equipe fundadora do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da instituição.

Em 1982, em paralelo com essas atividades, integrou o Instituto de Ação Cultural (IDAC), destinado a prestar serviços educativos a países do Terceiro Mundo e coordenado por Paulo Freire, com quem trabalhou por 12 anos.

Entre 1998 e 2002 foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e assessor da Prefeitura de São Caetano do Sul (SP); dois anos após começou a lecionar Filosofia no Centro Universitário Assunção (Unifai), na capital paulista, onde permanece.

Em 2005 tornou-se professor de Ética da Comunicação Social do Instituto Bartolomeu De Las Casas/SP; posteriormente passou a integrar o corpo docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) de São Paulo na qual leciona Filosofia e Técnicas de Redação em Jornalismo.

Há dez anos é editor da revista Digesto Econômico, publicação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) sobre temas de economia e política. Nessa época tornou-se jornalista voluntário da Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas e do Movimento DEGRAU da ACSP. Atualmente também presta serviços de assessoria à presidência da  Associação.

Nos últimos 20 anos teve destaque como comentarista de TV nas coberturas de viagens papais e consultor sobre assuntos ligados ao Vaticano e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2008 integra o conselho de redação da revista da Escola Dominicana de Teologia (EDT) e o conselho de acompanhamento Ético do Unifai/SP; também atua no colégio de tradutores da Bíblia de Jerusalém do Grupo Paulus e na equipe do Missal da Igreja Romana da CNBB.

Trabalhou na cobertura jornalística de quatro conclaves, desde o que elegeu o Papa Paulo VI, em 1963, até a eleição do Papa Bento XVI, em 2005. Foi um dos especialista em Vaticano e religiosos convidados pelo G1  para dar explicações didáticas sobre a Jornada Mundial da Juventude e a importância da presença do Papa Francisco no Brasil/Rio, em julho de 2013.

Jornalista, professor, teólogo, filosofo e tradutor, Domingos Zamagna é sócio-diretor da empresa Dorsa Zamagna Comunicações que presta serviços a empresas, escolas e consultorias políticas. 

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado em julho/2013 - Portal dos Jornalistas.

Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P1379826, acessado em abril /2012,
http://www.orkut.com/Main#Main$Community?cmm=34587456&hl=pt-BR
www.unifai.edu.br, acessado em abril /2012,
http://www.acsp.com.br/institucional/comunicacao_digesto_economico.html, acessado em abril /2012,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_Paulus_de_Tecnologia_e_Comunica%C3%A7%C3%A3o, acessado em abril /2012,
http://www.degrau.org.br/, acessado em abril /2012.
http://www.fapcom.edu.br/corpo-docente/professores/domingos_zamagna, acessado em abril /2012.

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)