APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Dulcinéia Novaes

Dulcinéia Novaes

Repórter nacional da RPC TV/Rede Globo de Curitiba e professora das universidades paranaenses Tuiuti e UniBrasil. Com mais de 30 anos de atuação na área é considerada um ícone do jornalismo paranaense. Foi eleita em 2015 entre os ‘+ admiráveis jornalistas brasileiros’ Top 10 na Regional Sul, em 2º lugar.

Dulcinéia Novaes Felizardo Vieira formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), em 1979, possui pós-graduação em Marketing pela Unifae/Business School de Curitiba (PR), desde 1997, e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR), concluído em 2007. Ainda possui especialização e o diploma da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) de Brasília (DF), desde 2005.

 

Iniciou a carreira em 1978 como colaboradora no jornal Folha de Londrina (PR) onde, posteriormente, atuou como repórter de várias editorias até 1986. Em 1981, acumulou o trabalho no jornal com a atuação na Rede Paranaense de Comunicação (RPC), atual empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (Grpcom) e afiliada da Rede Globo, onde iniciou a carreira como repórter de TV.

 

Está na emissora há quase 30 anos. Ao longo de sua trajetória, tornou-se repórter nacional de temas gerais na produção de material para o Jornal Nacional e outros telejornais da TV Globo. Há mais de cinco anos acumula a função de apresentadora do programa semanal Meu Paraná, que exibe reportagens sobre como conciliar progresso e a preservação do meio ambiente, divulga valores ecológicos e entrevista personalidades estaduais.

 

Desde 2000 acumula ainda as atividades jornalísticas com a atuação na área acadêmica na qual é professora universitária das disciplinas de Comunicação, Telejornalismo Aplicado e Pesquisa em Cibercultura e Webjornalismo. Depois de um período como professora assistente, em 2002 ingressou na UTP, onde começou a ministrar as disciplinas de Telejornalismo I e II e orientação de TCC para graduação; no ano seguinte passou a lecionar Jornalismo de TV – Teoria e Prática na instituição.

 

Entre 2003 e 2006 foi professora no Instituto Superior de Administração e Economia (Isae-FGV/PR), onde ministrou aulas de especialização em Teoria da Comunicação, Comunicação Eficaz, Técnicas de Apresentação de Palestras, de Entrevistas e Relacionamento com a Imprensa. Desde 2007 acumula o trabalho docente na Tuiuti com as aulas de Produção e Texto de TV e Laboratório de Telejornalismo que ministra no curso de Comunicação (graduação) das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil/PR), na capital paranaense. Nesse período passou também a atuar como professora do Programa de Extensão e Comunicação – Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, promovido pelo Instituto RPC, em parceria com algumas instituições de ensino superior.

 

Além de repórter de TV e professora universitária, há mais de duas décadas atua como pesquisadora e palestrante na área de Comunicação com ênfase em Videodifusão e temas de Cibercultura e Webjornalismo e já participou de diversos simpósios, congressos e seminários onde ministrou oficinas e atuou como debatedora.

 

Jornalista Amiga da Criança e integrante da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), sempre foi defensora do papel transformador do Jornalismo para a melhoria da qualidade de vida das crianças. Em 2010 foi vencedora do Prêmio Fundação O Boticário de Jornalismo, promovido pela empresa paranaense de assessoria em comunicação Literal Link, na categoria Meio Ambiente, pelo programa Meu Paraná; no ano seguinte recebeu o Troféu Raça Negra Jornalismo, na categoria Jornalismo Feminino, que tem como objetivo reforçar a importância de a população negra ser representada por profissionais negros comprometidos na televisão.

 

Com mais de 30 anos de atuação na área, Dulcinéia Novaes é considerada um ícone do jornalismo paranaense.

 

Foi eleita em 2015 entre os ‘+ admiráveis jornalistas brasileiros’ Top 10 na Regional Sul, em 2º lugar.

 

 

 

Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia – Edição 1028   

http://lattes.cnpq.br/0101575866208153

https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:G5sVfcYI_s4J:www.unibrasil.com.br/arquivos/asscom/

Personalidades_femininas_homenageadas_UniBrasil11.pdf+&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShimQuLla3R9TsReMCTl2stSkFJqlognNz7GM3i6JhiqUBZNeUtKjhDm-Y1MlCFVN_1hFNz_mDV60Rl4mGeQY9dJ3VC01ITnaQz1OhJ4O4yoj1SSuvGZ0ZT8ToiEo-9av-WTQon&sig=AHIEtbSs066kJX8hUpK3f8mf-cb9yWGaGQ, acessado em julho /2012,

http://www.unibrasil.com.br/noticias/detalhes.asp?id_noticia=2264, acessado em julho /2012,

http://www.unibrasil.com.br/arquivos/asscom/Personalidades_femininas_homenageadas_UniBrasil11.pdf, acessado em julho /2012,

http://talentojornalismo.grpcom.com.br/palestrantes, acessado em julho /2012,

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)