APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ed Viggiani

Ed Viggiani

Fotógrafo premiado, suas fotos estão em museus nacionais e internacionais. Trabalhou para diversos veículos de comunicação em São Paulo, Rio e Fortaleza. Fotografou para o Jornal da Tarde, revista Manchete, O Povo (CE), revistas Visão, IstoÉ, Veja e também para a Folha de São Paulo. Conta com um grande acervo fotográfico

Ed Viggiani nasceu em São Paulo (SP), em 18 de outubro de 1958. Começou a fotografar em 1978, quando cursava Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP/SP). Autodidata, tinha apenas 20 anos e estava ajudando os pescadores da praia de Trindade a não serem expulsos de lá por uma multinacional. O assunto virou polêmica e atraiu fotógrafos para a cobertura, com os quais ele aprendeu os primeiros truques da profissão. Assim sua primeira foto da passeata dos caiçaras, foi publicada no Jornal da Tarde (SP).
 
Em Fortaleza (CE), fez parte da equipe do jornal O Povo, junto com o fotógrafo Chico Albuquerque. Foi também assistente dele no estúdio da agência Mark Propaganda. Depois trabalhou na revista IstoÉ, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo, na Veja e nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e na sucursal paulista do Jornal do Brasil. Em 87, montou a agência Fotograma. A partir daí passou a atuar em várias editoras e agências de notícias como fotógrafo independente.
 
Em 1991, fez a primeira individual com Matando o Tempo a Golpe de Luz, na Galeria da Fotoptica, que recebeu o Prêmio APCA, oferecido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, na categoria Melhor Exposição do Ano. No mesmo ano, ganhou o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, em São Francisco (EUA), com o ensaio fotográfico Irmãos de Fé, sobre a religiosidade popular no Brasil. Em 2002 foi agraciado com o Prêmio Abril de Reportagem Cultural , com o texto Alma Caipira.
 
Concebeu e fez a coordenação editorial do livro Brasil Bom de Bola (Tempo D'Imagem, 1998), lançado  em várias capitais do Brasil e no Museu do Louvre, em Paris, durante a Copa do Mundo. O livro, especialmente preparado para a Copa do Mundo, teve lançamento em outras capitais brasileiras e em sete cidades europeias. O livro é homenagem ao Brasil do banco holandês ABN-Amro, que na época comemorava 80 anos de sua atuação no país. São 204 páginas de imagens, das mais diferentes cidades brasileiras, com apresentação de Pelé, tiragem de 6 mil exemplares. e versão trilíngue (português, francês e inglês).
 
É autor do livro de fotografia Brasileiros Futebol Clube (Tempo D'Imagem, 2006), patrocinado pelo Banco Votorantim. Impresso em preto e branco, o projeto fez parte do currículo da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, ao longo de 2009.
 
Em agosto de 2009, inaugurou em São Paulo a exposição individual Meu Olho Esquerdo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal. Um fato relevante sobre o título da exposição é que Viggiani ficou cego do olho direito após um acidente de carro, aos 25 anos, o que não impediu que no desempenho conquistado com o outro olho, revelasse o seu olhar sobre o mundo em enquadramentos não são convencionais e jogos de sombras que revelam o que está por trás da imagem.
 
Em setembro de 2013, participou da mostra Brazilian Photojournalists – From Bossa Nova To Global Power,  realizada no salão principal da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), e que depois percorrerá outras quatro cidades americanas: Washington, Los Angeles, Seattle e Miami.
 
Os enquadramentos nas fotos Ed não são convencionais e o jogo de sombra e luz é usado para revelar o que está oculto, o que está por trás da imagem, suas imagens têm uma profundidade que fazem pensar. Talvez uma habilidade criada pela visão reduzida que o acidente causou. Fez diversos ensaios para revistas e trabalhos contratados, e outros tantos pelo prazer de fotografar.
 
 
Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia – Edição 884
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)