APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Eder Chiodetto

Eder Chiodetto

Ex-editor de fotografia da Folha de S.Paulo, assina artigos especializados em vários veículos e realiza curadorias. Ganhou o Prêmio Jabuti com o livro O Lugar do Escritor

Eder Chiodetto nasceu em 1965, em São Paulo. É mestre em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp/SP).

Atua como jornalista, fotógrafo, curador independente e crítico de fotografia. Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia entre 1991 e 2004. Contribui com artigos críticos sobre fotografia para o caderno Ilustrada, da Folha, e para as revistas Fotosite, Vogue Brasil e Foco Economia. Desde julho de 2005 integra o Conselho Consultivo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), onde também ministra o workshop Ensaio Fotográfico.

Nos últimos anos, realizou diversas curadorias de Fotografia e Vídeo para instituições como MAM, Itaú Cultural, Caixa Cultural, Museu Universitário de Arte (MUnA), Museu da Casa Brasileira, Sesc/SP e Galeria Vermelho. Também foi professor das cadeiras de Fotojornalismo e Fotografia Documental na Universidade Metodista de São Paulo e no bacharelado de Fotografia do Senac-SP.

É autor do livro O Lugar do Escritor (Cosac Naify, 2003), um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2004, o mais importante prêmio literário do país, na categoria Arquitetura, Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes. É coordenador editorial da coleção de livros de fotografia FotoPortátil, da editora Cosac Naify. Publicou, ainda, os livros Mestres Artesãos (Sesc/SP, 2000), com Álvaro MachadoAs Cidades do Brasil – Salvador (Publifolha, 2005), com Tom Zé, e Dez Anos do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM (MAM, 2010). Escreveu, ainda, textos e notas para o livro Aéreas (Terra Virgem, 2010), de Cassio Vasconcellos, e organizou, com Elise Jasmin, o catálogo Olhar e Fingir (MAM, 2009).

Em 2009, foi eleito o Melhor Curador de Fotografia do País, segundo pesquisa da revista Clix/Fotosite. Entre 2009 e 2011 participou duas vezes do Paris Photo, do PhotoEspaña (Madrid) e do Sony Photography Awards (Londres). Em 2011, fez a curadoria da mostra Geração OO – A nova fotografia brasileira, um amplo mapeamento com os 50 principais autores e seus trabalhos surgidos no país entre 2001 e 2010. A mostra foi apresentada no Sesc Belenzinho, em São Paulo.


Atualizado pelo Portal dos Jornalistas - Fevereiro/2012
Fonte:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)