Edgar Gonçalves

    Edgar Gonçalves Jr. é natural de Alegrete (RS), bacharel em Comunicação formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, em 1988. Na mesma instituição de ensino concluiu em 1992 o curso de Ciências Sociais.

    Na trajetória no jornalismo começou a trabalhar Jornal de Santa Catarina, em Blumenau, em janeiro de 2000 onde permaneceria por mais de 12 anos. Lá foi Editor-chefe até julho de 2012. Nesse período o jornal conquistou três prêmios Esso, três Embratel e cinco prêmios internacionais de design gráfico da Society for News Design (SND).

    Passou a trabalhar na mesma função no Diário Catarinense em agosto de 2012 liderando a redação do DC na qual em 2014 assumira também funções antes exercidas pelo então diretor de Redação de Jornais SC Ricardo Stefanelli, cujo cargo foi extinto.

    Em setembro de 2015 deixou o Diário Catarinense. Edgar atuava em veículos do Grupo RBS há cerca de duas décadas.

    Em maio de 2016 Edgar lançou o projeto A Capa – A primeira página que você não vê no jornal que você lê. A proposta consiste em um exercício de síntese, leitura da realidade, sensibilidade e expressão visual numa única peça, com força jornalística para falar por si mesma. Um “jornal sem jornal”, na definição dos integrantes. No facebook, o projeto atraiu mais de cinco mil seguidores em um mês.

    O lançamento reúne um grupo de jornalistas liderados por ele do qual fazem parte Fabrício Cardoso, Renata Maneschy, Nelson Nunes, Cláudio Duarte, Fábio Nienow e Evandro de Assis. Todos já conquistaram premiações relevantes em primeira página, nacionais e internacionais.

    Aproveitando o momento nacional e internacional, como ele diz, “oferecendo inspiração diária para produzir primeiras páginas com pegada crítica e interpretativa, sem abdicar do humor e da emoção”, montou uma estrutura para produzir capas e oferecer o serviço a jornais.

     

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/jornal-feito-capa-apenas-br

    Foto: Crédito a Marcos-Porto/set15

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/edgar-goncalves-deixa-diario-catarinense

    https://www.linkedin.com/pub/edgar-goncalves/92/190/783