APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Edgard Alves

Edgard Alves

Jornalista esportivo desde 1971, assina na Folha de S.Paulo a coluna que traz o próprio nome “Coluna do Edgard Alves” que trata do mundo olímpico do esporte. Na Folha foi repórter e chefe de reportagem do caderno "Esporte", trajetória que permitiu conquistar ampla experiência na cobertura de temas relacionados ao movimento olímpico.

Edgard Alves é profissional do segmento esportivo desde 1971. Foi repórter e chefe de reportagem do caderno Esporte, da Folha de S.Paulo, onde permanece como colunista.

Participou da cobertura das Olimpíadas de Montreal-1976, Moscou-1980, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, além dos Pan-Americanos de San Juan-1979, Havana-1991. Edgard era o único repórter do caderno de Esporte da Folha no Pan de 91 em Cuba. Cobriu a entrega histórica da medalha de ouro pelo próprio Fidel na cerimônia de premiação à seleção feminina de basquete, coroando a geração de Hortência e Paula, “condecoradas.” No Pré-Olímpico de Portland, em 1992, acompanhou a estreia no movimento olímpico do "Dream Team", a lendária seleção americana de basquete campeã dos Jogos de Barcelona, naquele ano. Esteve também nos jogos do Pan em Mar del Plata-1995 e Rio-2007.

Em novembro de 2011 por ocasião de muitas demissões anunciadas pela Folha, que de acordo com o anunciado na época chegou a 10% da folha de pagamento, os ajustes implicaram no desligamento de alguns profissionais de peso. Entre eles Edgard, que coordenava a pauta de Esportes com mais de 40 anos de casa.

O afastamento durou pouco. Três meses depois, em 4 de fevereiro de 2012 - Edgard Alves aos 63 anos, estreiou como novo colunista do caderno "Esporte". No retorno ele explicou ao J&Cia: "A ideia da coluna é acompanhar, do ponto de vista estritamente jornalístico, sem mau humor, todo o movimento na área dos esportes olímpicos”.

Na primeira coluna da série, em dupla função, pois passou a ser acessada por assinantes da Folha e do UOL, ele postou: “Depois de quatro décadas acompanhando os esportes outrora denominados "amadores", especialmente aqueles do programa das Olimpíadas, assumo o desafio da abordagem semanal do mundo olímpico.”

Um ano depois, em fevereiro de 2013, a coluna passou da 2ª.feira para publicação aos sábados, ao lado da coluna de Xico Sá.

Em 18 de maio de 2016 Edgard Alves foi um dos convidados da mesa debatedora da edição da Cátedra de Jornalismo Octavio Frias de Oliveira que abordou a cobertura jornalística das Olimpíadas. Com a promoção da FIAM-FAAM Centro Universitário, integrante da rede internacional de universidades Laureate, o jornalista esportivo que participou da cobertura de seis Olimpíadas e quatro Jogos Pan-Americanos; e Mariana Lajolo, repórter e editora-adjunta de “Esporte”, que colaborou nos dois últimos jogos olímpicos e nos Pan-Americanos de 2007 e 2011, compuseram a mesa debates.

 

 

Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações para a Imprensa, Talita Ferreira, FIAM-FAAM Centro Universitário

www1.folha.uol.com.br/colunas/edgardalves

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1043912-edgard-alves-estreia-como-colunista-de-temas-olimpicos-na-folha.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/edgardalves/1043830-dupla-funcao.shtml

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)