APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Edla Lula

Edla Lula

Coordenadora da Rede Nacional de Rádio (Radiosat), braço da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Faz comentários de Economia no programa A Voz do Brasil. É Microfone de Prata, oferecido pela UNDA Brasil em 1992, e venceu o Prêmio ABI de Imprensa 1995

Edla Lula nasceu em Salvador (BA), no dia 27 de fevereiro. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), desde 1994, e pós-graduada em Comunicação e Política pela mesma instituição de ensino. Antes de resolver ser jornalista, cursou a faculdade de Letras Vernáculas, pela Universidade Católica de Salvador, mas não concluiu o curso.

Iniciou a carreira aos 17 anos, em 1988, na rádio Excelsior da Bahia. Segundo ela, "desde criança ouvia muito a Excelsior, por tabela, já que era a emissora preferida da minha avó. Ela tinha daqueles rádios antigos, ainda dos tempos de juventude. E foi assim, acompanhando a minha avó na escuta, que nasceu a paixão pelo rádio".

Ainda na Bahia trabalhou em vários programas de TV e jornais locais, sempre com Jornalismo voltado para Cidadania. Moradores de rua, especialmente crianças, prostituição, e favelados eram seus principais temas de cobertura. Por conta disso, ganhou os prêmios Microfone de Prata, oferecido pela Unda Brasil em 1992, e o ABI de Imprensa, oferecido pela Associação Baiana de Imprensa, em 1995, por uma reportagem especial sobre quilombolas, publicada no jornal Bahia Hoje.

Entre os anos de 1994 e 2000, trabalhou em diferentes lugares, como a TV Aratu, da Rede Manchete, onde era produtora e repórter do programa Contexto; foi assessora de imprensa do Governo da Bahia, do deputado Jaques Wagner e do Ministério da Ciência e Tecnologia, que tinha como ministro Ronaldo Sardenberg. Neste período foi repórter de Política da rádio Cultura e da revista Economia, ambas de Brasília (DF). 

Em 1996 mudou-se para Brasília justamente para conhecer mais a fundo o funcionamento da política nacional. A intenção era adquirir este conhecimento sobre como nascem as políticas públicas para melhor questioná-las. Mas, a volta para a Bahia, não aconteceu.

Especializou-se em Jornalismo Econômico, e dentro disso, Economia Política Brasileira. 

No ano de 1999 começou a trabalhar na Agência Brasil, onde permaneceu até 2007. Entre 2001 e 2002 cobriu diversas viagens do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Dois anos depois, em junho de 2004 mais especificamente, estava em Genebra, Suíça, noticiando a reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ainda na agência, em novembro de 2003, estava fazendo reportagens especiais sobre a VIII Reunião Ministerial da área de Livre Comércio das Américas (Alca), em Miami, EUA. E, alguns meses antes, em junho, estava na França no Encontro do G-8, em Evian.

Acompanhou também missões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no exterior. Além de fazer matérias diárias sobre os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e Itamaraty.

De 2001 a 2007, trabalhou no Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb), faculdade na qual foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa Mídia e Política, com o projeto A propriedade da radiodifusão brasileira - quem são os donos da mídia?. Como coordenadora do Núcleo de Rádio, foi responsável pelo projeto de implementação do laboratório de rádio, incluindo concepção do estudo, auditório e salas de aula. Fora as três disciplinas que ministrava.

Em 2003, quando a Radiobrás resolveu adotar o caráter mais público do que estatal, participou do grupo de trabalho que desenhou este novo perfil. A partir daí, a empresa caminhou para o que é hoje a EBC. Neste período, passou a ser comentarista de economia de A Voz do Brasil. É também repórter especial de Política e Economia e comentarista de Economia da TV NBR.

Na mundo acadêmico, desde 2009, pertence ao corpo docente do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Lá, é professora das disciplinas de Radiojornalismo 1 e 2, de Produção para Rádio e TV, Jornalismo Online e Jornalismo Econômico.


Atualizado em Agosto/2012 - Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações cedidas pela jornalista via Facebook

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)