APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Edson Aran

Edson Aran

Jornalista e cartunista. Passou pelas redações das revistas Vip, Sexy e Contigo!, entre outras. Dirigiu a Playboy até 2013 quando saiu para fundar a própria editora

Edson Arantes nasceu em Cássia (MG), no dia 13 de março de 1963. É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP).
 
Quando jovem, queria virar cartunista. Naquela época os cartunistas costumavam encurtar o nome: Jaguar, Henfil, Angeli, Laerte etc. Assim, Arantes virou Aran e adotou a alcunha Edson Aran também em seus trabalhos como jornalista e escritor.
 
Começou a carreira de jornalista em São Paulo, no ano de 1986, após fazer o Curso Abril de Jornalismo e entrar na redação da revista Contigo! como repórter à noite. Ficou cinco anos na publicação. Também publicou seus textos e desenhos de humor no Pasquim, revista AZ, IstoÉ e Diário Popular. Nos anos seguintes chefiou as redações das revistas Set, Interview, Vip e Sexy.
 
Ocupou o cargo de diretor de Redação da revista masculina Playboy, de 2006 a fevereiro de 2013, quando deixou a revista para fundar sua própria editora. Mantém um site pessoal, desde 2003.
 
É autor dos livros Aqui Jaz – O livro dos epitáfios (Ática, 1996), com Carlos Castelo Branco, A Noite dos Cangaceiros Mortos-Vivos (Nova Alexandria, 2001), Quânticus  O Destruidor de Mundos! (Opera Graphica, 2002), Conspirações – Tudo o que não querem que você saiba (Geração, 2003), O Imbecilismo – E outros textos de humor (Geração, 2005) e Delacroix Escapa das Chamas  Um romance em quatro tempos (Record, 2009), além de ter participado da antologia Blônicas (Jaboticaba, 2005) e, como convidado, de Na Kombi: Humor Twitter (LeYa Cult, 2010), de Silvio Lach e Ulisses Mattos.
 
Venceu por duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo, nos anos de 2004, na categoria Entrevista, e 2010, na categoria Capa.
 
 
Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia - Edição 884
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)