Eduardo Avelar

    Eduardo Avelar é um chef que complementou as habilidades da Arquitetura, curso em que se formou na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, em 1983, com a formação em gastronomia realizado na escola culinária de cozinha francesa mundialmente famosa o instituto Le Cordon Bleu, de Paris/França. Lá, formou-se chef em Cuisine et Pâtisserie de Base. Na sequência graduou-se em Cuisine et Pâtisserie Superior no curso Escoffier, do Hotel Ritz. O hotel em Paris é um dos endereços mais sofisticados do mundo e um dos mais importantes templos da alta gastronomia no planeta, com mais de um século de tradição na formação de talentos.

    Desde sempre entusiasta da cozinha, foi membro do Clube Gourmet de Minas Gerias entre 1992 e 1998, ano em que mudou-se para Paris.

    Na área de Arquitetura atuou até 2002, enquanto esteve à frente das empresas Terra Arquitetura e Promoções e Multiaction – especializadas em projetos de arquitetura, design, criação de ambientes, stands e displays, planejamento e produção de grandes eventos.

    Depois de cozinhar em diversos países e trabalhar com grandes chefs franceses, Avelar voltou para o Brasil. Abriu e chefiou restaurantes públicos e privês em Minas Gerais (Belo Horizonte, Ouro Preto e Nova Lima) e no Rio Grande do Norte (Praia da Pipa e Ponta Negra). Idealizou e produziu eventos e festivais de gastronomia nos dois estados.

    Ao conciliar as técnicas de cozinha internacional com os componentes da mesa brasileira, tornou-se um dos pioneiros do que se chamou de “a moderna cozinha brasileira”.

    Paralelamente, Eduardo Avelar acumulou experiência em comunicação, somou os conhecimentos e multiplicou resultados entre universos aparentemente distintos. Na imprensa fez trajetória em várias mídias: impressa, televisiva, mídias digitais e editoriais.

    Em parceria com o chef Eduardo Maya (Comida di Buteco) e o produtor cultural Ralph Justino (Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes), fundou a OSCIP “Conspiração Gastronômica”, cujos objetivos são valorizar as raízes da cultura gastronômica mineira, com seus processos produtivos artesanais, e incentivar a evolução da “moderna cozinha mineira”.

    Avelar está no site Cozinha Brasileira, na coluna Sabores de minas, assinada para suplemento Degusta, publicado no jornal Estado de Minas aos domingos. Na coluna, em tom de bate-papo, o chef fala um pouco sobre os prazeres da mesa, sempre com uma boa dica.

    Ele pode ser acompanhado no programa Sabores de Minas, veiculado pela TV Alterosa, todos os sábados. Avelar viaja pelo estado mineiro para mostrar as riquezas da culinária regional.

    O trabalho de Eduardo Avelar com o guia Sabores de Minas permite mapear a produção de origem controlada em todo o Estado. Há sete anos em circulação, o guia gastronômico apresenta, todo último sábado do mês, a culinária típica de cada região do estado, com receitas e dicas de turismo. A revista é encartada no jornal Estado de Minas e chega gratuitamente à casa dos assinantes. Nas bancas, é vendida a R$ 1.

    Mantém o Espaço Eduardo Avelar, um centro de desenvolvimento da moderna cozinha brasileira, com abordagem especial à culinária mineira. No lugar são desenvolvidas diversas atividades, entre elas: desenvolvimento de produtos, consultoria técnica gastronômica, eventos e aulas de culinária, sempre com workshops seguidos de jantares harmonizados.

    Desde agosto de 2014, o caderno Almanaque do Hoje em Dia tem dois novos colunistas: o escritor Frei Betto e o gastrônomo Eduardo Avelar, que serão os responsáveis pelas crônicas aos domingos. Betto abordará temas gerais, que podem ou não ser relacionados a religião. E Avelar irá propor assuntos relacionados à tradicional gastronomia mineira.

    A partir do começo de 2015 o Hoje em Dia apresenta novos projetos da nova plataforma multimídia do jornal, entre eles, o lançamento de aplicativos em áreas consideras prioritárias e que elegem a gastronomia, com Eduardo Avelar.

    No novo desenho do jornal, o caderno de Gastronomia, que circula aos domingos, passou a ser assinado pelo chef e pesquisador Eduardo: um arquiteto das panelas.

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3197

    http://www.eduardoavelar.com.br/

    http://www.malaguetanews.com.br/destaques/conspiracao-gastronomica

    http://www.eduardoavelar.com.br/coluna-sabores-de-minas/