Eduardo Murta

    Eduardo Jenner Almeida Murta nasceu em Virgem da Lapa, Minas Gerais, em 22 de setembrode 1963. Ainda criança, mudou com a família para a capital mineira. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade deFilosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH) e cursou pós-graduaçãoem Gestão Estratégica na Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG).

    Oprimeiro emprego no jornalismo foi como repórter do caderno de Gerais no JornalDiário de Minas. Posteriormente, o jornal foi vendido e passou a se chamar Hojeem Dia, onde seguiu atuando, só que como repórter da editoria de Cultura.

    Noinício de 1989, assumiu a função de Editor adjunto de Capa, e, no final desse mesmoano, foi promovido à Editor da Primeira Página. 

    Em1990, se desligou do jornal e foi trabalhar como repórter correspondente da Folhade São Paulo, em São José do Rio Preto (SP). Permaneceu na função até o final doano, quando, então, retornou à capital mineira e passou a trabalhar como repórter para asucursal mineira da Revista Veja.

    Noinício de 1991, voltou para o Hoje em Dia e assumiu o cargo de Editor Adjunto deCultura. Posteriormente, atuou brevemente na Editoria do caderno de Classificadose, na sequência, reassumiu o cargo de Editor de Capa.

    Em1993, se desligou novamente do jornal e foi trabalhar como Assessor deComunicação na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Lá era o jornalistaresponsável pela produção do jornal Horizonte Aberto.

    Doisanos depois, retornou ao Hoje em Dia como Chefe de Redação, permanecendo nafunção até junho de 2010, quando, então, foi convidado a assumir o cargo deEditor Adjunto do caderno Gerais do Jornal Estado de Minas.  

    Nessaúltima passagem pelo Hoje em Dia, Eduardo era responsável por assinar uma coluna literária todasàs quartas-feiras. Essa coletânea de contos acumuladas durante os anos, posteriormente, foram publicadas em dois livros de sua autoria: TantasHistórias Pessoas Tantas, lançado em 2006, pela editora Manuscritos; e MinhasCondolências à Senhora Vera, lançado em 2010, pela editora Scriptum.

    Em2007, coordenou a pesquisa e edição do texto final do livro Galo – Uma PaixãoCentenária, lançado pela editora Autêntica em comemoração ao Centenário doClube Atlético Mineiro. Além disso, também foi um dos autores de ?Pelada Poética?,um livro que reúne diversos poemas sobre futebol.

    Atualmente, é Editor Adjunto do caderno de Esportes doEstado de Minas e escreve todas às quartas-feiras, para o site Tertúlia Pão deQueijo (http://www.tertuliapaodequeijo.com/), um espaço que reúne escritoresnascidos em Minas e espalhados por várias cidades, estados ou morando fora dopaís, que compartilham do gosto comum pela escrita e leitura e apreciam alinguagem poética em suas diversas nuances e formas. 

     

    Atualizadoem 09 de fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte:Informações fornecidas pelo próprio jornalista.