APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Elian Guimarães

Elian Guimarães

Repórter no Núcleo de Suplementos e revistas do Estado de Minas, tem vasta experiência em jornalismo impresso e forte envolvimento em assessorias sindicais e de órgãos públicos. Passou pelos Diários da Tarde e de Minas.

Elian Guimarães de Oliveira nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 01 de dezembro de 1958. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Também se formou em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Começou a carreira como assessor de imprensa da Prefeitura de Nova Lima/MG. Em seguida foi revisor no Jornal de Minas, onde passou a repórter de polícia. 

Entrou como repórter de esportes no Diário de Minas e teve uma rápida passagem pelo Hoje em Dia na função de revisor. Posteriormente, assumiu o cargo de repórter da editoria de política do jornal Diário do Comércio.

Se desligou do jornal para assumir a chefia de gabinete e assessoria de imprensa da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital). De volta à redação, foi repórter do Diário da Tarde nas editorias de Grande BH e Comunidades e em seguida de Cidades. 

Com o fim do Diário, passou pelo jornal Aqui e logo em seguida se afastou novamente da profissão para exercer a presidência do SJPMG(Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais).

Ao retornar, foi contratado para ser repórter no núcleo de suplementos e revistas dos Diários Associados. Em seguida, ficou licenciado para assumir a chefia da assessoria de Relações Sindicais da Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão).

É repórter do núcleo de suplementos dos Diários Associados e desde maio de 2011, também é assessor chefe de relações sindicais no governo do Estado de Minas Gerais.

Durante toda a sua carreira, conciliou seu trabalhos em redações de veículos com o de assessor de comunicação de várias instituições e órgãos públicos, dentre os quais se destacam: Prefeituras de Contagem e Nova Lima, Câmaras Municipais de Belo Horizonte e Contagem, Secretaria do Trabalho e Ação Social de Contagem, Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Governo do Estado de Minas Gerais, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministério da Justiça, além de diversas organizações sindicais. Também chegou a cumprir um mandato como presidente do Sindicato dos Jornalista Profissionais de Minas Gerais.

Entre as coberturas que marcaram a carreira, se destacam as eleições presidenciais de Honduras em 2001, na qual atuou como observador internacional pela Organização dos Estados Americanos; e uma matéria sobre um acidente em Ouro Preto, onde três jovens ficaram desaparecidos. Foi uma das matéria que mais sensibilizou o jornalista.


Atualizado em novembro/2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)