APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Eliana Simonetti

Eliana Simonetti

Trabalhou por 25 anos na grande imprensa, com base em São Paulo e em Brasília, fazendo principalmente a cobertura da área econômica. Desenvolveu, por 15 anos, e desenvolve ações como pesquisadora, escritora, edição e revisão para entidades e editoras na preparação de títulos e além disso, acumula o atendimento freelance em jornalismo.

Eliana Giannella Simonetti nasceu em São Paulo, faz aniversário em 11 de março, é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, desde 1978. Em 1982 concluiu o curso de Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes, ECA/USP.

Iniciou a carreira de jornalista ainda estudante, como freelance para a extinta revista Senhor. Fazia enquetes com empresários. Estudante, na época, produziu projetos de sondagem e pesquisa para a revista.

Foi repórter da Gazeta Mercantil em Brasília/DF de junho de 1985 a agosto de 1987, período em que fez reportagens e escreveu artigos sobre legislação e justiça.

Passou a repórter em Brasília do jornal O Estado de S.Paulo por mais de dois anos e meio.

Entrou para a revista Veja em 1991 como editora e repórter de Economia. Ficou na Veja por mais de 10 anos até novembro de 2001.

No jornal O Diário do Comércio, da Associação Comercial de São Paulo, foi editora e coordenadora de conteúdo sobre Impostos e Taxas, até setembro de 2003.

Passou pela rapidamente pela revista Elsevier da Editora Campus produzindo biografias de empresários brasileiros, e entre fevereiro e outubro de 2004 dedicou-se ao desenvolvimento do livro Aproveitamento Hidroeléctrico de Capanda Energia e Desenvolvimento, publicado em Angola, na África. Foi pesquisadora, escritora e editora da obra abordou desdobramentos para a população e os benefícios da empresa resultantes da construção da Hidrelétrica Capanda. Na sequência permaneceu na SDM – Sociedade de Desenvolvimento Mineiro de Angola como consultora até dezembro de 2004.

Para a IADB - instituição do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID - organizou a publicação de dois livros: Ação Social em São Paulo – 23 casos e Rede Social São Paulo, sobre a metodologia, implantação e resultados dos programas sociais implementados no Estado.

Desenvolveu ações semelhantes como pesquisadora, escritora e editora para entidades e editoras na preparação de vários títulos.

Por três anos foi repórter e editora na Doria Associados, período em que também escreveu para a revista Vida em Família.

A partir de 2002 passou a fazer reportagens para a revista Odebrecht Informa, publicação corporativa da Organização Odebrecht. “Neste período conheci dezenas de países, localidades onde ninguém vai, colecionei histórias incríveis e passei a escrever não apenas sobre economia, mas também sobre cultura, comportamento, questões sociais, entre outras” falou resgatando a experiência na trajetória.

Segue em janeiro de 2016 no grupo Odebrecht, atividade que acumula com o trabalho freelance de escritora profissional e independente em Cultura e Artes, sem deixar a Economia.

 

 

Atualizado em janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.linkedin.com/in/elianasimonetti

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)