APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Elianah Jorge

Elianah Jorge

Correspondente em Caracas, Venezuela, é colaboradora do jornal brasileiro Diário de Notícias, da Globo News e da RFI, Radio France Internationale. Antes, no Brasil, trabalhou em agências de notícias, foi repórter para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, redatora e tradutora na UNESCO.

Elianah Jorge é brasileira, formada em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso – Facha/Rio de Janeiro.

Por dois anos foi editora da agência de notícias EFE, entre 2001 e 2003. Em 2008 foi produtora da agência Conteúdo Dinâmico.

Trabalhou como repórter para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral. Ficou na equipe do palácio, de julho de 2008 a julho de 2009, na função de cobrir a agenda do governador em visitas de autoridades nacionais e estrangeiras, além de pautas para diversas editorias.

Foi redatora e tradutora na UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de junho de 2009 a junho de 2012, onde trabalhou no setor de Relações internacionais.

Produtora e redatora do programa The Amazing Race América Latina IV, um reality show, no qual os times, que são compostos de duas pessoas com um relacionamento já existente, devem percorrer em competição contra outras equipes ao redor do mundo. Trabalhou no programa assinado pela Cinemat, de fevereiro a agosto de 2012, em Caracas, Venezuela.

Atua como colaboradora do Diário de Notícias, como correspondente com a repercussão de notícias internacionais geradas a partir da Venezuela, desde março de 2013.

Na mesma época passou a correspondente na Venezuela da Globo News falando diretamente de Caracas. Atividade que acumula com a função de correspondente para a Radio France Internationale, RFI, desde setembro de 2012.

A RFI é uma rádio pública que transmite programas para o mundo todo. Ela é a primeira rádio francesa de informação internacional que fica no ar 24 horas por dia. Seus programas em francês e em outros idiomas, são elaborados nas redações parisienses e nas afiliadas da RFI no exterior. Sua rede de correspondentes é única e a rádio possui 10 escritórios permanentes no exterior. RFI funciona como uma agência internacional de notícias, distribuindo programas às rádios parceiras

No programa Linha Direta a correspondente da RFI em Caracas, Elianah Jorge, aborda assuntos diversos que ganham destaque internacional. Esteve presente na cobertura das eleições para presidente na Venezuela, trouxe os preparativos do pleito, os resultados das apurações, a expectativa para a posse de Hugo Chávez, reeleito em outubro de 2012 para o quarto mandato, e que teoricamente deveria começar um novo mandato em janeiro. A cobertura evoluiu mostrando os fatos que contornavam o momento político venezuelano. O presidente eleito, não foi à solenidade de posse, internado com problemas de saúde. A nova comoção do país com a morte de Chávez em março de 2013, também foi tema de acompanhamento mundial.

Como correspondente em Caracas, Venezuela, da Globo News está na mesma função de trazer aos assinantes de TV paga da Rede Globo as informações internacional diretamente de Caracas, Venezuela.

 

 

Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.rfi.fr/

http://ve.linkedin.com/pub/elianah-jorge/1a/8b9/695

http://www.portugues.rfi.fr/node/15292

https://plus.google.com/107922242276541458503/about

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)