APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Elizabeth Lorenzotti

Elizabeth Lorenzotti

Jornalista das áreas de cultura e literatura, escreveu quatro livros, entre eles o e.book 'Jornalismo Século XXI- O modelo #mídiaNINJA', lançado em agosto de 2014. Na trajetória passou por Agência Estado, Folha, Guia do Estudante, na Abril,Jornal da USP , Estado e pelas revistas Sem Terra, Bienart e Revista do IDEC.

Elizabeth Lorenzotti nasceu em São Paulo, passou a infância em Poços de Caldas (MG), viveu em São Paulo e retornou a Poços de Caldas em 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.

Possui graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1975) e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA Universidade de São Paulo (2002) com a defesa do tema Do artístico ao jornalístico: vida e morte de um Suplemento-Suplemento Literário, de O Estado de S.Paulo (1956 a 1974).

Foi professora dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo da PUC-SP e do curso de pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Cultural da Universidade Metodista de São Paulo.

Em 2006 lançou o livro Suplemento Literário – Que Falta ele Faz (ensaio), Tinhorão, o Legendário (biografia), ambos pela Imprensa oficial do Estado de São Paulo e As Dez Mil Coisas (poesia) pela Biblos Editora para Amazon.com.

A trajetória na imprensa iniciou na Agência Estado em S.Paulo, entre 1976 e 1980, como Redatora de Cultura e Entretenimento. Em 1983 foi para a Folha de S.Paulo como Repórter. Passou a editora do Guia do Estudante, na Abril.

Foi Editora-chefe do Jornal da USP, em 1986 e 1987. Durante seis anos trabalhou na Atená Editora e Comunicação como Assessora de Imprensa. No Grupo Estado trabalhou em outro momento da carreira como Editora-assistente das editorias de Geral e Educação.

Na Revista do IDEC focada sobre direitos do consumidor foi Diretora de Redação por quatro anos. Escreveu para a Revista Bienart fazendo reportagens sobre arte, literatura, arquitetura e design. 

Lançou o e.book Jornalismo Século XXI- O modelo #mídiaNINJA, em agosto de 2014, pela e-galaxia. Na obra Elizabeth narra a trajetória da Mídia Ninja, coletivo midialivrista que, segundo a autora, provocou polêmica no establishment da comunicação. Na sinopse do livro explica que “na era da transição da Mídia de Massa para a Massa de Mídias, a Mídia Ninja foi a primeira com visibilidade a colocar seu novo modelo, que despertou interesse também nos mais importantes órgãos da mídia internacional”. O livro traz um apanhado dos debates, múltiplas opiniões e análises de especialistas

Elizabeth Lorenzotti mantém o blog VivaBabel focado em Cultura e literatura.

 

 

Atualizado em agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.vivababel.blogspot.com

http://www.jornaldepoesia.jor.br/elorenzotti.html

https://uspdigital.usp.br/tycho/curriculoLattesMostrar?codpes=365175

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)