APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Emerson Barbosa

Emerson Barbosa

Correspondente da Amazon Sat em Porto Velho, mantém o blog O Amazônida. Já passou pelas principais emissoras do norte do país.

Emerson Barbosa nasceu em Porto Velho, Rondônia, trabalha com jornalismo televisivo desde 2005.  É técnico em Rádio e TV pela Fundação Rede Amazônia, (FRA), curso realizado em 2004 e atualmente acadêmico do 6º período de jornalismo da Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron.
 
Conta com passagens pelas emissoras afiliadas da Tv Globo: TV Rondônia (Rede Amazônica): TV Guajará-Mirim, TV Rolim de Moura, Rede TV! Rondônia ( Rede TV) e Amazon Sat, do grupo Rede Amazônica.
 
Em 2008 foi convidado a atuar como gestor de comunicação da assessoria do Governo de Rondônia (Decom), cargo desempenhado até o momento.
 
No jornalismo da TV Rondônia, onde ingressou em 2005, atuou como vídeorreporter da TV Rolim de Moura, no interior do Estado. No ano seguinte afastou-se da videorreportagem após ser convidado pelo chefe de Jornalismo da TV Rondônia, Solano Ferreira, para ocupar a função de repórter e apresentador da TV Guajará-Mirim.
 
Na emissora apresentou a edição do Jornal de Rondônia, além de ser editor chefe local. Por se tratar de uma região fronteiriça se aprofundou nos assuntos da América Latina, vindo a ser enviado na Bolívia para Rede Amazônica.
 
Uma de suas primeiras reportagens de cunho internacional aconteceu em 2006, na cidade de Guayarámerin, Bolívia (fronteira com o Brasil) com a queda de um avião levando 27 pessoas a bordo. No mesmo ano acompanhou toda ação da Polícia Federal (PF) na Operação Passagem que desarticulou uma quadrilha dentro do IBAMA de Guajará-Mirim que fraudava as antigas ATP’s, guias para o transporte de madeira.  
 
Em junho de 2007 cobriu a vinda do presidente da Bolívia, Evo Morales, no Primeiro Fórum Amazônico na cidade de Guayaramerín, onde pela primeira vez a Bolívia tratou seriamente dos problemas ambientais do país, com influência do Brasil pela construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau no rio Madeira. 
 
Em janeiro de 2008 o jornalista reportou a inundação que arrasou metade dos Estados bolivianos. Ainda em 2008 foi escalado pela Rede Amazônica para cobrir a visita dos presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chaves da Venezuela, e Evo Morales da Bolívia na província de Riberalta, quando juntos assinaram o Acordo: Corredor Bioceânico que ligará por terra o Brasil, Chile e Peru.
 
Em 2007 foi um dos produtores, na região Norte, do documentário exibido pelo Fantástico que mostrou o reencontro de sobreviventes 40 anos depois do acidente com o Avião Catalina que caiu em Guajará-Mirim.
 
Após quatro anos fazendo parte da TV Rondônia, Emerson Barbosa aceitou o convite da Rede TV! Rondônia - Sistema Guargacz de Comunicação (SGC) e em agosto de 2008 assumiu o cargo de repórter na emissora em Porto Velho. No canal realizou reportagens de cunho social, estadual, além de ter alguns trabalhos veiculados nacionalmente. Foi também apresentador do Jornal da Rede! Principal telejornal do canal.
 
Em fevereiro de 2009 acompanhou, juntamente com o cinegrafista Alex Rocha, o Exército da 12ª Região Militar com o trabalho de reconhecimento da rodovia BR-319 de Porto Velho a Manaus, no Amazonas.
 
Em 2010, após 16 meses, deixou a Rede TV! e no mesmo ano se tornou correspondente do Amazon Sat, de propriedade da Rede Amazônica.
 
Mantém o blog Emerson Barboza: O Amazônida, que aborda os mais variados temas.
 
O jornalista foi finalista em 2006, do Cine Amazônia, com a reportagem: Turismo BR-425, matéria que divulgava a beleza amazônica as margens dessa rodovia.
 
Cooperativa Sustentável, que trazia um experimento de acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) na utilização da castanha do Coco Babaçu na geração de energia limpa.
 
Em 2009 também foi finalista da premiação com o documentário: Cachoeira Esperança, que mostrava a história do povoado, construído no século XIX pelo magnata da seringa na Bolívia, Nicolás Suárez Callaú.
 
 
Atualizado em maio/2013 - Portal dos Jornalistas
 
Fonte:
Informações fornecidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)