APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Érika Kokay

Érika Kokay

Correspondente freelance em Berlim/Alemanha. Antes, no Brasil, atuou no site ‘Bombou na web’ da revista Época, premiado no ano em que trabalhou. Já passou pelas revistas Galileu, Monet e Quem Acontece (Editora Globo) e Veja (Editora Abril) onde assinou um blog dedicado a abordar testes, propondo ao leitor descobrir o quanto sabe sobre questões na área da saúde, carreira, entretenimento, tecnologia e atualidades. Na área de música desenvolveu documentários e playlists para Galileu.

Érika Kokay nasceu em Manaus, capital do Amazonas, em 9 de novembro de 1988. Mudou-se para São Paulo capital, onde concluiu entre 2009 e 2012 o curso de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, iniciado em Universidade Federal do Amazonas, em 2008. Fez aperfeiçoamento em curso livre da Oficina de produção audiovisual (Documentário).

A carreira teve início em 2009, quando foi estagiária de comunicação no Governo do Estado de São Paulo. Ficou de abril daquele ano até janeiro de 2010 na função.

Por dois anos, de janeiro de 2010 a dezembro de 2011, foi estagiária na produção de reportagens para revistas e sites. No período trabalhou na revista Galileu (1 ano e 4 meses) em reportagens e atualização diária do site e das redes sociais. Cuidou ainda do Galileu Playlist, podcasts semanais do site da revista em que músicos e profissionais da música criavam seleções de dez músicas. Passou à revista Monet e depois à Quem Acontece com as mesmas atribuições.

Sobre a experiência explicou: “Eu gosto tanto de música que, em 2010, o então diretor de redação da revista Galileu, Ricardo Moreno, me deu o presente (e a responsabilidade) de tocar um podcast para o recém-lançado site da revista. Assim nasceu o Galileu Playlist, um podcast semanal em que um determinado músico ou banda fazia uma lista de dez músicas — o critério de escolha era decidido pelo artista — e ele próprio apresentava. O projeto durou um ano e três meses, e me encontrei com mais de 45 artistas para produção do podcast”.

Em dezembro de 2011 participou da equipe que escreveu, filmou, dirigiu, produziu e editou o documentário Para Sempre Baianos. Da equipe participaram também Tathiane Forato e Luíza Karam. A obra traz cenas da música popular brasileira entre os anos 60 e 70, focadas na trajetória revolucionária do grupo Novos Baianos.

Deixou a Editora Globo em dezembro de 2011, e no início de 2012 teve uma breve passagem pela revista Veja, Editora Abril, onde foi repórter freelancer fixo na editoria de Ciência da Veja.com. Ficou no cargo entre fevereiro e abril.

Retornou a Editora Globo em abril de 2012, como repórter no site da revista Época (epoca.globo.com), cobrindo principalmente as áreas de Cultura, Ciência, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Neste tempo, cuidou ainda do blog Bombou na Web, com notícias em destaque na internet, e também da coluna Bombou na Web na revista impressa. O site da revista Época ganhou o prêmio de Site do ano na premiação anual da Editora Globo, em 2012. Ficou na Época até novembro de 2013.

Em 2013, concluiu uma oficina de documentário no Sesc Pompeia, e o resultado foi o filme Lado Centro, sobre os problemas de moradia da cidade de São Paulo, mais focado no famoso bairro do Bixiga. Trabalhou na função de Produtora.

Assinou na Veja.com um blog dedicado a abordar testes, propondo ao leitor descobrir o quanto sabe sobre questões na área da saúde, carreira, entretenimento, tecnologia e atualidades.

Por seis anos a manauense Érika morou na capital paulista. Desde novembro de 2013 até o momento mora em Berlim capital da Alemanha onde atua como repórter Freelance Journalist e cobre o continente europeu.

 

 

Atualizado em Fevereiro/2015 - Portal dos Jornalistas.

Fontes:

http://veja.abril.com.br/blog/testes/

https://br.linkedin.com/in/erikakokay

http://www.erikakokay.com/cv_ErikaKokay.pdf

http://www.99freelas.com.br/user/erikakokay

http://www.erikakokay.com/sobre.html

https://www.facebook.com/ekokay

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)