APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Evandro Menezes de Carvalho

Evandro Menezes de Carvalho

Assina o blog no jornal O Globo que traduz o direito chinês para os brasileiros. É membro do Corpo Editorial da International Journal for Semiotics of Law e da Revista Arquivos do Ministério da Justiça; é também parecerista 'ad hoc' de seleção e avaliação de periódicos da coleção SciELO e editor da Revista Culturas Jurídicas.

Evandro Menezes de Carvalho é doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), em 2005; mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2001; bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE), em 1998; professor Licenciado para aperfeiçoamento no exterior (China) e docente do Curso de Graduação.

Fez doutorado sanduíche na Université Paris-Sorbonne (Paris IV) junto a École doctorale Concept et Langage.

É membro do Corpo Editorial da International Journal for Semiotics of Law e da Revista Arquivos do Ministério da Justiça; é também parecerista ad hoc de seleção e avaliação de periódicos da coleção SciELO e editor da Revista Culturas Jurídicas.

Atualmente é professor de Direito Internacional e Coordenador da Graduação da FGV Direito Rio e Professor Adjunto I da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Direito das Relações Internacionais.

Desde abril de 2010 exerce a função de Presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi), tendo sido reeleito em 2012. Desenvolve pesquisas na área do Direito Internacional e Direito Comparado.

Recebeu em 2011 o Faculty Enrichment Award no âmbito do Canadian Studies Programs apoiado pelo Department of Foreing Affairs and International Trade do Canadá (Dfait/Maeci).

Foi pesquisador visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Montreal (Canadá) e professor visitante da Radzyner School of Law, em Herzliya (Israel), em 2012.

É autor de várias obras, dentre elas Semiotics of International Law – Trade and Translation (New York: Springer, 2011) e Organização Mundial do Comércio – cultura jurídica, tradução e interpretação (Curitiba: Juruá, 2006). Foi o organizador do título Universalidade dos Direitos Humanos e Diálogo na Complexidade de um Mundo Multicivilizacional - Coleção Cultura Jurídica, de Ângela Kretschmann , editora Juruá.

Assina no site no jornal O Globo o blog que traz o seu nome e que se define como “traduzindo o direito chinês para os brasileiros”.

Em 2010 em entrevista  à Coordenação Regional de Estudantes de Direito/RS  disse quais são as suas metas: “Queremos chamar a atenção para a necessidade de redução da distância entre o modelo de ensino atual e as exigências do presente para a promoção do desenvolvimento do país. Ainda predominam os modelos de ensino e de gestão que não favorecem uma dinâmica acadêmica estimulante para o aluno e para o professor e que atenda as necessidades de um ensino inovador e ancorado no futuro. Em uma palavra, é preciso apostar na convergência de tudo o que integra o universo acadêmico. Assim, é preciso conectar o ensino à pesquisa, os desafios do presente com os do futuro, conectar o curso jurídico à dinâmica nacional e internacional”.

 

 

 

Atualizado em julho/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4760049P8

http://www.legalcultures.com

http://www.culturasjuridicas.com.br/ /

 

http://www.evandrocarvalho.com.br

http://direitorio.fgv.br/pessoal/evandro-menezes-de-carvalho

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7865068764566185

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)