APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fábbio Perez

Fábbio Perez

Jornalista premiado, é editor e narrador DVDs e programas ligados ao meio-ambiente na Rede Globo. Participa como pesquisador, redator, editor e narrador das séries ABC da Amazônia e Globo Natureza. Faz uma carreira de sucesso em rádio e televisão, principalmente na TV Globo. Participou da cobertura das principais notícias brasileiras de repercussão internacional.

Fábbio Perez nasceu em Jundiaí, SP, em 15 de dezembro de 1936. Sua primeira experiência jornalística foi na Rádio Difusora de Jundiaí, como redator e locutor de noticiários.

Contratado pela Radio e TV Tupi em 1960, ganhou logo no primeiro ano o prêmio de melhor locutor da Revista do Radio, editada no Rio de Janeiro.

Participou de diversos programas de rádio. Foi locutor noticiarista do Grande Jornal Falado da Rádio Tupi, sob a direção de Corifeu de Azevedo Marques; apresentador de Edição Extra, sob a direção de Mauricio Loureiro Gama (programa considerado o primeiro telejornal regular da TV brasileira), e foi ainda apresentador do telejornal noturno Diário de São Paulo na TV.

Em 1962, foi um dos locutores fundadores do jornal Primeira Hora, da Rádio Bandeirantes, noticiário que ainda está no ar.

Em 1963 foi escolhido, por concurso, locutor do Repórter Esso, nas Emissoras Associadas de São Paulo.

De 1970 a 1975, foi editor e apresentador do jornal Hora da Noticia da TV Cultura de São Paulo.

Em 1975 foi contratado pela Rede Globo, em São Paulo, como editor principal dos telejornais.

Em 1977, transferido para a sede da rede Globo no Rio de Janeiro, assumiu o cargo de editor-chefe do jornal Amanhã.

Nos anos seguintes, foi fundador do Jornal da Globo e editor-chefe de vários programas e telejornais, entre os quais: Hoje, Globo Revista, Globo Repórter. De 1984 a 1990 foi Editor-chefe do Jornal Nacional, período em que acompanhou o desenvolvimento da abertura politica brasileira e de momentos importantes como o movimento pelas Diretas Já, em 1983, e a morte de Tancredo Neves, em 1985, bem como a instalação da Assembleia Nacional Constituinte e a promulgação da constituição, em 1988.

Em 1990 assumiu a direção de jornalismo da Rede Globo em Brasília. De volta ao Rio, exerceu várias funções, entre as quais a chefia da editoria especial criada para a cobertura da Eco92.

Em 1993, voltou a São Paulo, como editor-executivo do Jornal da Globo, em companhia de Lilian Witte Fibe, ocasião em que o Jornal da Globo  passou a ser transmitido a partir de São Paulo.

Também em São Paulo, durante vários anos foi apresentador e editor do programa Globo Rural. Ainda na Globo, foi narrador de crônicas e textos especiais (de autoria de  Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Armando Nogueira, entre outros).  Narrador também do programa Sportv Repórter, de documentários para a TV Globo Internacional r e editor de vários  DVDs jornalísticos da Globo Marcas.

Durante a carreira Fábbio Perez desenvolveu ainda outras atividades paralelas. Entre elas foi narrador de séries para TV SENAC (Raízes Brasileiras), GNT (Chatô, Mães & Cia.), TV Cultura (Guimarães Rosa) e diversos programas de televisão.

Dirigiu e editou inúmeros documentários institucionais para emissoras independentes. Entre quais: Fapesp  (projetos tecnológicos) e entrevistou artistas do rádio e da televisão para a série Mulheres da TV Cultura SP.

Foi narrador de vários documentários de cinema. Narrou o Som e Luz, no Sesquicentenário da Independência, ao lado de Sérgio Cardoso, Armando Bogus e Cláudio Correa e Castro. Transmitiu ao vivo da reconstituição da Primeira Missa, nos Quinhentos Anos do Descobrimento do Brasil, de Santa Cruz Cabrália, pela Rede Globo.

Fez parte, como convidado, do CD comemorativo do centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade, editado no Rio de Janeiro. Interpretou o poema de maior duração: Canto ao Homem do Povo, Charlie Chaplin.

Editou e apresentou os programas Negócios em Foco, na radio CBN. Participou como membro do corpo de jurados do Troféu Imprensa de 2001, na categoria de televisão. Foi mediador do evento Oitenta anos de rádio, no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo, em 2002.

Desde 2004 edita e narra DVDs e programas ligados ao meio-ambiente na Rede Globo. Participa como pesquisador, redator, editor e narrador das séries ABC da Amazônia e Globo Natureza.

 

 

 

Atualizado em julho/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Dados confirmados pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)