APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fabiane Leite

Fabiane Leite

É produtora sênior de conteúdos sobre saúde na TV Globo de SP. Antes, trabalhou em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Folha Online e Jornal da tarde.

Fabiane Leite é mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP, e bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo, SP.

Começou sua carreira no Jornal da Tarde, onde permaneceu de 1997 a 2000. Participou da primeira equipe da Folha Online e por sete anos foi repórter do jornal Folha de S.Paulo, dedicada principalmente aos temas de saúde pública. Na Folha, participou, em 2005, da cobertura do Tsunami, como enviada especial à Tailândia. Atua como repórter na cobertura de temas de saúde desde 1997.

A repórter, aos 27 anos, foi a primeira jornalista brasileira a chegar a Tailândia depois da tragédia, no dia 26 de dezembro/2004. Na província de Phuket, se inscreveu em uma equipe de voluntários responsável pelo resgate dos mortos na praia de Khao Lak, a região mais atingida pelas ondas na Tailândia. Sua experiência foi publicada na primeira página da Folha de S.Paulo.

Em entrevista exclusiva para o Portal Imprensa, ao jornalista Pedro Venceslau, Fabiane explicou como foi escolhida por acaso para "missão": “No meio da tarde, eu estava na redação, fazendo um perfil do José Serra para o dia da posse, quando o Vinicius Torres Freire (na época, secretário de redação) apareceu perguntando quem poderia embarcar para Bangkok ás 23:00. Como não tinha nenhum compromisso inadiável, me candidatei para a viagem. Acabei escolhida porque era uma das únicas que tinham vacina para febre amarela, única exigência para entrar no país. Tive tempo apenas de passar em casa, arrumar a mala correndo e ir para o aeroporto.

Ainda na Folha de S.Paulo, foi responsável pela reportagem que revelou a contaminação do contraste Celobar, utilizado para exames de imagem, por substância tóxica, antecipando nas páginas do jornal o laudo que comprovou o envenenamento de dezenas de pessoas.

No ano de 2007 retornou ao Grupo Estado, onde atuou por três anos como repórter de saúde de O Estado de S.Paulo e recebeu o prêmio da Bolsa Avina de Investigação Jornalística, para realização de série de reportagens sobre medicamentos.

Em 2010 ingressou na TV Globo. Em 2014, junto com a equipe do Bem Estar, recebeu homenagem do Instituto Nacional do Câncer por reportagens sobre o transplante de medula óssea.

 

Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pela jornalista

www.redeglobo.com.br

http://portal.comunique-se.com.br/index.php/editorias/4-novas-midias/68488-cobertura-da-imprensa-sobre-saude-e-discutida-por-jornalistas-da-folha-e-da-globo-em-evento-da-fgv.html

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)