APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fábio Altman

Fábio Altman

Redator-chefe da revista Veja, onde iniciou a carreira como repórter, em 1985. Organizou o livro A Arte da Entrevista

Fábio Altman é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 1985.

Iniciou a carreira como repórter da revista Veja (SP), em 1985, logo depois de concluir o II Curso Abril de Jornalismo. De 1986 a 1987 foi chefe da sucursal de Veja em Salvador (BA). Ao retornar a São Paulo, na sede da revista, tornou-se editor de Geral, o miolo da publicação.

De 1990 a 1994, foi correspondente internacional da revista, sediado em Paris, na França. Durante este período, acompanhou os conflitos que nasceram logo depois da queda do Muro de Berlim: o desmantelamento da União Soviética, o nascimento das novas repúblicas bálticas e a guerra civil na ex-Iugoslávia, com foco em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina). Cobriu também a primeira Guerra do Golfo, em 1991, e a guerra civil na Argélia, em 1993.

De volta ao Brasil, trabalhou durante três meses na revista Vip (SP), também da Editora Abril, e em seguida foi contratado como editor regional da TV Globo (RJ), onde trabalhou ao longo de um ano e meio. No retorno a São Paulo, assumiu a editoria-executiva da revista Info (SP), da Abril.

Com o nascimento da revista Época (SP), foi convidado a ser repórter especial, cargo que ocupou durante dois anos, até assumir um dos postos de editor-executivo. De março de 2003 à setembro de 2006 foi editor da revista IstoÉ Dinheiro (SP), onde atuava nas editorias de Estilo e Seu Dinheiro, além de assuntos de Política e Economia internacional.

No final de 2006, foi convidado por Nélson Blecher para inaugurar uma nova revista pela editora Globo, a Época Negócios (SP), onde permaneceu cerca de oito meses. Deixou a publicação para ingressar em um novo projeto editorial do Grupo Abril, a Revista da Semana (SP), que tinha como tema, os principais acontecimentos no mundo.

Em 2009, ao ver sua publicação ser cancelada após 93 edições, voltou à Veja para cuidar, ao lado da pesquisadora Susana Camargo, da edição especial Brasília 50 Anos. Findado o projeto, assumiu a posição de editor-executivo, função exercida até o fim de 2011.

É redator-chefe da Veja em São Paulo desde janeiro de 2012. Organizou o livro A Arte da Entrevista – Uma antologia de 1823 aos nossos dias (Boitempo, 2004), ilustrado por Cássio Loredano.


Atualizado em outubro de 2012
Fonte:
Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)