APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Fabio Alves

Fabio Alves

Jornalista com longa experiência como correspondente de Economia e Finanças nos EUA. Tem passagens pelos principais veículos do País, a BBC de Londres e a Bloomberg de Nova York. Desde 2011 é repórter sênior e articulista de Economia, Finanças e Internacional da Agência Estado

Fabio Alves da Silva nasceu em Recife (PE) no dia 5 de outubro de 1968. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/PE), em 1990. 

Iniciou a carreira em 1989 como repórter de Economia do Jornal do Commercio, na capital pernambucana. No veículo permaneceu nesta função até junho de 1991. 

Entre os anos de 1991 e 1995, depois de se mudar para São Paulo (SP), trabalhou como repórter de Economia na Folha de S.Paulo; foi subeditor de Economia da revista Época, repórter da revista IstoÉ Dinheiro, repórter da sucursal paulista do Jornal do Brasil e repórter da Gazeta Mercantil. 

De 1997 a 1998, em uma passagem por Londres, na Inglaterra, atuou como produtor da BBC World Service. Entre 2000 e 2006 foi o primeiro correspondente da Agência Estado em Nova York, nos Estados Unidos, onde viveu até o ano de 2010. Pelo veículo atuou nas áreas de Economia, Finanças e Geral, com destaque às coberturas feitas, em tempo real, dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, além de várias reuniões e cúpulas de instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização das Nações Unidas (ONU) e encontros de chefes de Estado. 

Em 2006, foi para a Bloomberg News de Nova York, onde trabalhou até 2009 como repórter das editorias de Finanças Corporativas, Ações e Mercados Emergentes. No período acompanhou o início da crise no mercado de crédito dos EUA, e escreveu várias reportagens sobre a emissão de dívida pelas empresas americanas. Em seguida, ingressou na agência Dow Jones Newswires de Nova York, na qual permaneceu por cerca de um ano na função de repórter da editoria de Mercados. 

Em 2010, depois de quase dez anos em solo americano, onde atuou nas funções de correspondente brasileiro e repórter na imprensa norte-americana, para a qual escreveu em inglês e teve suas matérias publicadas no The Wall Street Journal, voltou ao Brasil e, após um período sabático de oito meses, foi contratado novamente pela Agência Estado, dessa vez, como repórter sênior e articulista. 

Na Agência Estado desde 2011, escreve uma coluna diária publicada no serviço Broadcast (em tempo real) do veículo, além de produzir matérias e entrevistas especiais nas áreas de Economia, Negócios, Finanças, Mercados e Internacional. 


Atualizado em junho/2012 - Portal dos Jornalistas. 
Fontes: 
http://www.sae.gov.br/site/?p=4951, acessado em junho/2012, 
http://www.portaldapropaganda.com.br/portal, acessado em junho/2012, http://ceoinvest.blogspot.com.br/2012/01/carry-trade-pode-voltar-em-2012-e.html, acessado em junho/2012, Informações fornecidas pelo jornalista em 21/6/12.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)